Visite nossa
loja virtual
 
 

6 dicas para ser um bom católico

04.Junho.2024
 

Ser um bom católico vai muito além de ler a Bíblia e frequentar as missas dominicais. Precisamos refletir nossa crença não apenas quando estamos na igreja ou em ambientes de oração; é necessário ser um bom católico no cotidiano, no trabalho, no ordinário da vida. 

E sabemos que isso, às vezes, pode ser uma tarefa difícil. Devido à natureza humana, imperfeita e inclinada ao pecado, há uma tendência a não agirmos conforme os ensinamentos do Evangelho, optando pelo mau caminho ou até mesmo adotando comportamentos que contradizem os valores cristãos, visando alcançar melhores resultados de forma mais fácil.

Porém, nós nascemos para o Céu, e precisamos nos esforçar para sermos pessoas boas e corretas. Pensando nisso, elencamos algumas dicas para que você seja o cristão ideal em todos os momentos. Vamos conferir?

Viver de acordo com a fé

Frequentar a missa, rezar e meditar a Palavra de Deus são ações indispensáveis na vida de um católico, mas, para além disso, também é preciso escolher ativamente viver segundo os ensinamentos da fé, mesmo diante de desafios e dificuldades.

Optar por perdoar ao invés de se irritar, servir antes de ser servido, amar antes de exigir amor, ser ético ao invés de desonesto são algumas atitudes que devem fazer parte da nossa vida. 

Ter consciência da fragilidade humana e recorrer a Deus

Sozinhos, somos fracos. Nossa confiança, esperança e força está em Deus, já dizia a Escritura: “Deus é nosso refúgio e nossa força; mostrou-se nosso amparo nas tribulações” (Salmos 45, 2). 

Conheça mais da Sagrada Escritura com as Bíblias Ave-Maria clicando aqui.

É preciso reconhecer nossos pecados e nossa miséria diante do Senhor, assim, poderemos buscar a misericórdia de Deus - que é maior do que nossas falhas -, e superar todas as adversidades e fraquezas. 

Manutenção da vida sacramental e de oração


Como já foi exposto, participar da Eucaristia, ser ativo na sua paróquia ou igreja, e receber a Palavra de Deus, são ações que devem ser frequentes para um católico. Não podemos negligenciar a vida sacramental, acreditando que ela não é necessária e não fará falta. 

Também é preciso rezar, tanto sozinho, quanto em família, pois uma família unida em oração é mais feliz. Faça partilhas da Palavra com as pessoas que estão ao seu redor, conte suas experiências com Jesus, escute o que os outros têm a dizer sobre o Senhor. Isso é alimento para a alma e fortaleza para o espírito!

Leia mais sobre a importância da oração diária aqui.

Permaneça unido a Deus

Essa talvez seja a dica mais importante para ser um bom católico! Seguir os mandamentos de Deus permite que permaneçamos em seu amor, conforme o que nos é dito no Evangelho de São João: “Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor” (Jo 15, 10).

É preciso buscar a alegria e a felicidade que vêm ao estarmos unidos ao Senhor todos os dias, inspirando-se na Palavra dEle, que diz: “Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa” (Jo 15, 11). 

Além disso, para se manter unido a Deus, um bom recurso é conhecer mais sobre o Senhor, sobre a Igreja e sobre os santos. Para isso, conte com o auxílio dos títulos exclusivos da Editora Ave-Maria. 

O título “Consagra-te ao teu ministério”, do Padre Márlon Múcio fala sobre a necessidade de estar a serviço de Deus e dos irmãos. Entenda a sua missão e esteja comprometido no serviço com o Reino com esta obra. Garanta o seu exemplar clicando aqui



Ame a sua fé por meio dos milagres eucarísticos

“Só amamos aquilo que conhecemos”, já dizia Santo Agostinho. Nos desafios e adversidades, podemos duvidar da presença de Deus em nossas vidas, por isso, é necessário entender e amar nossa fé, não apenas de forma superficial, da boca para fora, mas verdadeiramente, conhecendo-a e praticando-a. 

Os relatos dos milagres eucarísticos são formas de aprofundarmos nossa fé e crermos, de corpo e espírito, na presença de um Deus vivo! Pois, afinal, esta é a convicção da Igreja. 

O Concílio Vaticano II afirmou que o sacrifício eucarístico é “fonte e centro de toda a vida cristã”. Com efeito, “na santíssima eucaristia, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne, vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo”, falou o papa João Paulo II (Ecclesia de Eucharistia, n. 1). 

Vamos conhecer alguns dos milagres eucarísticos?

Lanciano, na Itália, no ano 700


Durante a Santa Missa presidida por um monge da ordem de São Basílio, ao terminar a Consagração, a hóstia transformou-se em carne, e o vinho em sangue dentro do cálice.
 
As relíquias foram examinadas cientificamente na segunda metade do século XX, e, constatou-se que a hóstia apresentada fibras musculares do miocárdio; o sangue era verdadeiramente humano; e, apesar da antiguidade, ambos apresentam estrutura intacta, sem alterações de formato e substância. 

Sena, na Itália, no ano 1730

No ano de 1730, 223 hóstias consagradas foram jogadas no chão, após ladrões terem roubado o cibório de prata em que elas estavam, na Basílica de São Francisco. Dois dias depois, as hóstias foram localizadas em uma caixa de esmolas, junto com dinheiro. Elas foram limpas e ninguém as consumiu. 

Mesmo com o passar do tempo, as hóstias permaneceram intactas, sem estragar. Na segunda década do século XX, exames químicos foram realizados e comprovaram que o pão permanecia bem conservado.

Descubra outros milagres eucarísticos neste link.

Entregue-se a Jesus

Por último, para ser um bom católico é preciso entregar-se verdadeiramente a Jesus. Mas, como fazer isso? Colocando em prática todas as dicas acima!

Reze a oração de Santo Inácio de Loyola para entregar-se a Jesus e viva o amor, cuidado e graça de Deus em sua vida!

“Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória também. O meu entendimento e toda a minha vontade. Tudo o que tenho e possuo vós me destes com amor. Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo. Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade. Dai-me somente o vosso amor, vossa graça. Isso me basta, nada mais quero pedir. Amém!”.

Volte o olhar continuamente para o seu Senhor, presente no sacramento do altar, pois é nele que se descobre a plena manifestação do seu imenso amor. 

Que o seu amor a Jesus Eucarístico seja renovado ao receber do seu Espírito, a fim de que dê um bom testemunho de fé para que o mundo creia. 

Conte com a Editora Ave-Maria para aprofundar seu conhecimento na fé e conhecer mais sobre o Reino de Deus. 

Leia mais conteúdos em nosso blog clicando aqui e adquira nossos livros e Bíblias para crescer em intimidade com Jesus. 

Conteúdo criado com base nos textos da Revista Ave-Maria - Edição de Abril/2024.
Autorias de Maria DIlelli Cruvinel e Redação. 

 
 
 
 
Comente com o facebook