Visite nossa
loja virtual
 
 
20.Jan - Evangelho do Dia: Jo 2,1-11
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Evangelho

2º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: “Eles já não têm vinho”. Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou”. Disse, então, sua mãe aos serventes: “Fazei o que ele vos disser”. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: “Enchei as talhas de água”. Eles encheram-nas até em cima. “Tirai agora” – disse-lhes Jesus – e levai ao chefe dos serventes”.
E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: “É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora”. Esse foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. [...]

Comentário

Ler – “Celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e seus discípulos”.

Meditar – Encanta-nos ver a presença de Maria, Jesus e os discípulos na festa de um casamento. Aliás, Jesus sempre se aproximou da vida de seu povo e fez dela um motivo para ensinar e proclamar o Evangelho: Deus em nosso meio!

Orar – Senhor, Pai das misericórdias, entra na minha história e transforma meus ser e agir… Preciso do vinho novo!

Agir – Não me deixarei vencer pelo fechamento egoísta, mas levarei o vinho novo, Jesus Cristo, a todos os que dele necessitam.