Visite nossa
loja virtual
 
 

Como se preparar para celebrar a Páscoa?

03.Abril.2019
 

A Páscoa marca a Ressurreição de Cristo. É sinal de vida nova!

Ao longo do tempo quaresmal refletimos sobre os ensinamentos de Jesus e revivemos Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Tudo para relembrarmos nossa fé, reavivarmos e nos convertermos plenamente ao Evangelho.

Ao longo da Quaresma

A Quaresma é um período de preparação para a Páscoa. Durante os quarenta dias se deve buscar a oração, o jejum e a esmola, ações que ajudam a nos reaproximarmos de Deus e nos reconciliarmos com Ele e os irmãos. 

O jejum, por exemplo, nos ajuda também a aprender a lidar com os impulsos da carne, para nos fortalecermos contra a tendência ao pecado.

Já a oração nos ajuda a reconhecer Deus como nosso Senhor. Ao rezar, atestamos que precisamos Dele e somos tementes a Ele, que estamos à disposição da Sua vontade e somos pequenos diante de Sua grandiosidade e bondade. 

E a esmola é sinal da caridade, da preocupação com o próximo, do saber dividir, ter compaixão e misericórdia dos que mais precisam, seja de dinheiro, comida ou afeto, mas precisam de um olhar de Cristo. É preciso dar esse olhar e atenção!

Leia também:


É necessário e fundamental bem viver a Quaresma para celebrar a Páscoa. Buscar uma boa confissão, fazendo um exame de consciência, para pedir o perdão e a misericórdia de Deus, receber o sacramento que nos liberta do peso do pecado e nos ajuda na santificação.


Tempo de refletir

Durante os 40 dias precisamos verdadeiramente viver essa reflexão profunda sobre nossas atitudes e o que Jesus fez pela nossa salvação: deu-nos a vida, além de refletir sobre o que nós fazemos com isso, se realmente somos dignos dessa tamanha expressão de amor de Deus.

Ter essa conscientização e esse transbordar de amor, de sentir-se amado por Deus, nos faz viver bem a Páscoa junto aos irmãos, à família, à comunidade e em sociedade.

O Domingo de Páscoa é a expressão máxima de felicidade e alegria, pois é a ressurreição de Cristo, é a realização concreta do Cristo Ressuscitado no terceiro dia, conforme as Escrituras. É preciso celebrá-lo, celebrar a vida, celebrar o amor de Deus, a chance que Ele nos dá de vida nova.


No Domingo de Páscoa

Comumente as pessoas trocam ovos de Páscoa nesta data e realizam o tradicional almoço de Páscoa, que são importantes e reforçam, a partir do simbolismo dos ovos, a vida, e promovem a união das famílias e reconciliações, mas, antes de tudo, é imprescindível ter vivido o período quaresmal plenamente, ter passado pela caminhada do arrependimento e reconciliação com Deus para ter o que celebrar na Páscoa. Do contrário, como se pode celebrar? 

É preciso refletir sobre o real significado da Páscoa em comunidade para poder vivê-lo e celebrá-lo. Participar das celebrações de preceito ao longo dos quarenta dias, inclusive e principalmente da Missa do Domingo de Páscoa, é essencial para concluir com êxito o que é apenas o grande começo de uma vida nova em Cristo. 

É tempo de restauração! Vivamos esse tempo com aprofundamento e plenitude para que possamos celebrar a Páscoa do Senhor cheios de alegria e renovação junto aos irmãos de comunidade.


 
 
 
 
Comente com o facebook