Visite nossa
loja virtual
 
 

O que o livro 40 dias de oração e libertação nos ensina sobre a Quaresma?

26.Fevereiro.2019
 

Durante a Quaresma vivemos um período de penitência, recolhimento e verdadeiro combate espiritual. É nela também que a renúncia a determinados alimentos, hábitos e a prática do jejum tornam-se ainda mais fonte de purificação e demonstram a vontade de viver com intensidade esse momento a fim de escutar a Palavra de Deus e buscar a conversão.

"Por isso, agora ainda – oráculo do Senhor –, voltai a mim de todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos de luto. Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor, vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige. Quem sabe se ele mudará de parecer e voltará atrás, deixando após si uma bênção, ofertas e libações para o Senhor, vosso Deus?" (Jl 2, 12-14) 

Com início na Quarta-feira de Cinzas, a penitência escolhida deve ser feita até o Sábado de Aleluia, completando então exatos 40 dias. Após, se celebra o Domingo de Páscoa.

A importância dos 40 dias

O número 40 é muito significativo biblicamente. Afinal, foram 40 dias de dilúvio, 40 também de Moisés no Monte Sinai, Israel passou 40 anos no deserto, Elias demorou 40 dias para percorrer o caminho até Horeb/Sinai e principalmente: foram 40 dias que Jesus passou no deserto se preparando para a vida pública e enfrentando as tentações.

Ou seja, os 40 dias de quaresma também são para nós dias de preparação, de conversão, santificação, purificação e reflexão sobre a vida de Jesus, as dores, a Paixão e os ensinamentos. Dias de profunda interiorização e compreensão de que, como na Quarta-feira de Cinzas somos lembrados, do pó viemos, ao pó voltaremos. Portanto, que nós sem Deus não somos nada.

A Quaresma é o tempo favorável, tempo de voltar para Deus e reconhecê-lo verdadeiramente como Senhor. Tempo de prova antes de uma grande vitória. Tempo de reconciliação com o Pai, de arrependimento dos pecados que são justamente o que nos afasta da glória no Senhor, de confissão. 

"Eis o que diz o Senhor: no tempo da graça eu te atenderei, no dia da salvação eu te socorrerei” (Is 49,8). 

“Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação" (2Cor 6,2). 

E, justamente para essa ocasião de intensa oração, penitência, aproximação de Deus e reconciliação é que o livro “40 dias de oração e libertação” é uma excelente indicação.

O livro

A autora, Irmã Zélia, que na década de 90 ouviu o chamado do Senhor e seguiu sua caminhada religiosa na comunidade da Pia União das Irmãs da Copiosa Redenção, é missionária evangelizadora no Brasil e no exterior - onde vai acompanhada pela família da Copiosa Redenção a fim de ajudar na conversão e salvação das almas.

Na obra, ela propõe uma nova forma de se colocar à serviço de Deus por meio da oração. Ao sentir durante os atendimentos que fazia, que o mais difícil para as pessoas é se manter fiel a uma vida de oração, Irmã Zélia criou este verdadeiro guia de como fortalecer-se espiritualmente através da prática diária de contato com Deus.


A meditação que ela sugere para ser feita durante 40 dias orienta o leitor orante na caminhada de busca do Senhor. São 40 oportunidades de aprender verdadeiramente a rezar, meditar, e estar pleno, repleto do Espírito Santo.

Este aprofundamento espiritual colocado no itinerário de 40 dias sugere sempre uma reflexão e principalmente um jejum - prática tão necessária para a busca da santidade e tão essencial principalmente no período da Quaresma como forma de penitência, mas ainda pouco praticada pelas pessoas em geral.

"Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará” (Mt 6,16-18).

Em constante oração

Sabe-se que muitas vezes começar esta caminhada e manter o olhar voltado para a prática da oração pode ser difícil, ainda assim necessário como alimento para sustentar a fé. 

Aproveitar então o período especial da Quaresma para iniciar esse movimento que nos aproxima de Deus, e também dos irmãos, alicerçados pela Palavra e o amor de Cristo é algo realmente valioso.


Busquemos essa conversão, busquemos o aprofundamento espiritual e a reconciliação com Deus por meio da oração, da penitência, do jejum e vivamos uma vida plena pautados pelos planos e desígnios de Deus.

Gostou deste conteúdo?

Então, adquira já o livro “40 dias de oração e libertação” clique aqui!




 
 
 
 
Comente com o facebook