Visite nossa
loja virtual
 
 

4 passos para elaborar atividades para catequese no período de férias

30.Julho.2024
 

Sabemos que um dos grandes desafios pastorais é manter a participação dos catequizandos tanto nas ações catequéticas quanto nas missas e nos eventos da comunidade. Para contornar esta dificuldade, alguns passos podem ser bem eficazes para o desenvolvimento de atividades para a catequese.

1º. Desenvolver um trabalho integrado da Catequese com outras pastorais

A paróquia precisa se questionar sobre o tipo de catequese que propõe às famílias, apresentando o caminho da fé como uma jornada de esperança e de alegria, sobretudo aos novos contextos sociais, familiares e culturais. 

A necessidade de um renovado impulso evangelizador deve motivar a comunidade a repensar os planos, acionando a chave missionária em todas as ações pastorais, auxiliando os catequistas em tempos de férias escolares e não férias da catequese.

Um trabalho integrado com os grupos pastorais ajuda no projeto de educação da fé e de interação com as famílias, para isso é urgente incluir no planejamento catequético a participação de outras lideranças na comunidade em atividades que substituem os encontros de catequese, programados para os itinerários de iniciação à vida cristã.

Vale refletir também sobre uma integração pastoral no processo de educação da fé. Uma proposta catequética que não se mantém em harmonia com as outras ações pastorais corre o risco de se apresentar como uma teoria certamente correta, mas, pouco relevante para a vida. 


2º. Estimular na Catequese a convivência fraterna e o encontro com o Evangelho


A Pastoral da Catequese pode apresentar um itinerário de atividades adequado às diferentes idades e realidades. É necessário conhecer bem os catequizandos e suas famílias para poder renovar as dinâmicas relacionais e tornar estruturas comunitárias mais abertas e menos burocratizadas. 

Cabe aos catequistas, como educadores da fé, serem apoios e pontos de referência para viver na comunhão a atividade evangelizadora, como fiéis discípulos missionários de Jesus Cristo. 

Os catequistas também precisam ser pessoas de reflexão, de diálogo e de comunhão, construindo uma vida comunitária saudável. É necessário trabalhar com mais empenho, sensibilidade, ousadia e criatividade e ser capaz de promover uma convivência fraterna que envolve as pessoas com as novidades do Evangelho.

3º. Promover alternativas aos encontros formativos da Catequese

Julho é tempo de férias, mas não de esvaziamento da comunidade. Nunca nos esqueçamos de que é fundamental promover uma educação permanente da fé que acompanhe o homem por toda a vida e se integre em seu crescimento global. Com isso, a comunidade de fé, com seu plano pastoral, é a grande responsável pelo desenvolvimento de uma catequese contínua e eficaz.

Onde não for possível mantermos os encontros de catequese como de costume, procuremos alternativas, onde for necessário propor uma atividade especial para o período de férias escolares, intensifiquemos a importância da vocação cristã de ser sal da Terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-16). 

É preciso pensarmos em novas possibilidades, com criatividade e com ousadia, para a retomada de encontros com a comunidade, a partir da capacidade dos espaços, buscando ambientes alternativos e trilhando uma proposta de formação e de convivência. 

4º. Fazer uma proposta com diferentes atividades para a Catequese 


Seguem sugestões de atividades para catequese que podem ser realizadas tanto durante o período de férias quanto serem inseridas ao longo do plano catequético:

Visitas missionárias;
Semanas catequéticas;
Gincanas bíblico-pastorais;
Dias de lazer em comunidade;
Confraternizações;
Encontros de espiritualidade;
Encontros de promoção da caridade e de solidariedade.


DICA BÔNUS: Aprofundar o conhecimento por meio de livros para catequistas

É importante intensificar o conhecimento sobre as verdades, a pedagogia e a comunicação da fé, a liturgia e a espiritualidade cristã, mantendo a centralidade da Palavra de Deus e de Jesus Cristo nas atividades para a catequese. Para auxiliar, segue uma lista de sugestão de livros para catequistas:

1. Catecriança: livro de dinâmicas para catequese com crianças.



2. Como pensar a Catequese a partir da Família: oferece propostas catequéticas a partir da Exortação Apostólica Amoris Laetitia.



Explicando coisas que todo católico deveria saber: respostas dinâmicas e descontraídas para assuntos como fé, tradição e espiritualidade.



3. Catequese Infantil: livro que abrange os principais temas bíblicos, mandamentos e sacramentos.



Catecismo da Igreja Católica: para embasar suas atividades para a catequese garantindo a fidelidade à doutrina católica.




Texto adaptado da Revista Ave-Maria - Edição de Julho/2024.
Autoria de Padre Paulo Gil

 
 
 
 
Comente com o facebook