Visite nossa
loja virtual
 
 

A figura de São José na Igreja Católica

13.Março.2019
 

No dia 19 de março a Igreja celebra o dia de São José, a quem Deus confiou o papel de proteger Maria e Jesus, ainda em seu ventre.

José em hebraico significa “Deus acrescenta”, e o papel do pai adotivo de Jesus corresponde exatamente a este significado. José nasceu em Belém, na Judéia, e é descendente de Davi. Era carpinteiro de profissão e foi designado por Deus a tornar-se esposo de Maria e pai adotivo de Jesus na terra.

No princípio, ainda quando noivo de Maria, ao saber da gravidez de Nossa Senhora, pensou em largar tudo e fugir, abandoná-la para que não fosse apedrejada ao ser acusada de adultério, mas Deus enviou um anjo em sonho, que lhe disse para confiar em Maria. O anjo disse que, realmente, o filho que ela esperava era fruto do Espírito Santo, era filho de Deus.

“Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa”
(Mt 1,24).

A partir disso, sendo profundamente tocado, José passou a caminhar ao lado de Maria, sendo verdadeiramente um pai para Jesus na terra. Ele que conduziu Nossa Senhora a Jerusalém para proteger a ela e a Jesus de Herodes, esteve lá no nascimento de Jesus e lhe ensinou o ofício de carpinteiro.

José tem um papel essencial na Sagrada Família e na Igreja Católica, da qual é considerado o patrono. Ele é inspiração como modelo de trabalho e de silêncio, de paciência e confiança em Deus para todos os fiéis. Além disso, José pouco aparece na bíblia e não se sabe ao certo a ocasião e data de sua morte, mas acredita-se que ela tenha ocorrido ainda antes do início da vida pública de Jesus. 


Sua importância é extrema no plano de Deus por conta da renúncia que fez a si mesmo e pela fé que tinha, tendo sido obediente a Deus e acolhido a Virgem Maria nesta caminhada divina.

Deus confiou a José, Maria e Jesus, tesouros preciosíssimos, e por isso sua missão foi a de servir a favor da salvação, como protetor e educador de Jesus.

Sobre o dia de São José

Na celebração do Concílio Vaticano I, em 1870, foi o Papa Pio IX quem proclamou São José patrono da Igreja Católica. Além disso, o Papa Leão XIII destacou a vida de São José operário na encíclica Rerum Novarum, em 1891, ao tratar do mundo do trabalho. Já em 1892, o papa estabeleceu também a festa da Sagrada Família. E em 1955, Pio XII ordenou que, além da festa de 19 de março, fosse celebrada também a festa de São José Operário, em 1º de maio.

São José é um dos santos mais populares no mundo e justamente por isso a ele são destinados dois dias especiais de celebração. Ele é considerado o protetor da Igreja Católica, das famílias e padroeiro dos trabalhadores por conta de toda sua história de vida.


Uma prece

Para expressar nossa devoção ao patrono da Igreja Católica e pai adotivo de Jesus, podemos rezar a famosa Oração a São José:

São José, tu foste a árvore abençoada por Deus, não para dar frutos, mas para dar sombra; sombra protetora de Maria, tua esposa; sombra de Jesus, que te chamou de pai e ao qual tu te entregaste totalmente; tua vida  feita de trabalho e de silêncio, me ensina a ser eficaz em todas as situações; me ensina, acima de tudo, a esperar na obscuridade firme na fé; sete dores e sete alegrias resumem tua existência: foram as alegrias de Cristo e de Maria, expressão de tua dedicação sem limites. Que teu exemplo me acompanhe em todos os momentos: florescer onde a vontade do Pai me colocou; saber esperar, entregar-me sem reservas, até que a tristeza e a alegria dos outros sejam minha própria tristeza e minha própria alegria. Amém.

Que São José seja exemplo de sabedoria e confiança plena em Deus, mesmo quando não sabemos e nem imaginamos os planos que Ele tem para nós. 

São José, rogai por nós!





 
 
 
 
Comente com o facebook