Como divulgar a Festa da Padroeira na internet?
17.Agosto.2020

A presença de marcas e instituições nas redes sociais já se tornou uma necessidade geral, afinal, precisam se relacionar com as pessoas onde elas estão. Para a Igreja, temos a forte motivação do Papa Francisco de habitar o ambiente digital.
Para tanto, saber promover e divulgar uma festa ou evento na internet é um caminho que pode potencializar fortemente os resultados de uma paróquia.
Divulgar uma Festa da Padroeira na internet da maneira certa pode trazer muitas vantagens para a paróquia. Isso inclui um aumento de fiéis, crescimento das pastorais, intensificação dos que querem ajudar na comunidade, no fortalecimento da paróquia, no reconhecimento da comunidade e da evangelização com a história da Padroeira.
A festa da Padroeira é um período importante para a propagação do Evangelho, aprofundando a fé e a irmandade da comunidade cristã. Nesta data, as pessoas trabalham em equipe se envolvendo cada vez mais pela esperança bons resultados e, principalmente, para fortalecer a devoção à padroeira.
Em meio a tantas oportunidades no universo digital, como podemos divulgar a Festa da Padroeira na Internet? Continue a leitura, que daremos dicas para ajudar sua paróquia :)
Trace metas e objetivos
As metas e os objetivos são muito importantes de serem traçados antes mesmo de começar as divulgações. É preciso ter tudo bem definido, como, por exemplo, o intuito do evento, no caso, a Festa da Padroeira. O objetivo é agradecer? Pedir? Relembrar a vida e a trajetória da comunidade por meio da Padroeira? Educar e ensinar coisas em relação à Padroeira? Gerar resultados financeiras com as vendas? Atrair mais pessoas na comunidade? Enfim, essas e outras inúmeras questões podem ser levantadas, mas, ao final, o objetivo é sempre evangelizar através deste momento.
Não é somente divulgar por divulgar, precisa-se ter um plano, um objetivo e uma linha a ser seguida no plano de divulgação. Um bom planejamento para sua Festa da Padroeira pode não apenas atrair o público, mas também conversar com ele, evangelizar, fazer com que haja interesse para participar, contribuir com sugestões e ações futuras, gerar expectativas e engajamento... Existem inúmeras frentes para a divulgação, por isso, defina seus objetivos e metas para iniciar.
Use o Instagram a seu favor
O Instagram se tornou uma grande rede social de alta interatividade e é onde muitas pessoas buscam informação, se relacionam com marcas e instituições, se atualizam, consomem conteúdo e ficam sabendo eventos. Por isso, use e abuse das ferramentas e dos mecanismos dessa rede social!
Em primeiro lugar, atualize o perfil da paróquia! Desta forma, você reúne todas as novidades sobre a Festa da Padroeira em um único lugar. Inicie divulgando informações mais superficiais gerando uma curiosidade nos seus seguidores. Procure fazer postagens visualmente atrativas e com imagens de boa qualidade, use frases da Padroeira, curiosidades e características da devoção.
A aba stories do Instagram fornece duas ferramentas que aumentam o alcance das suas postagens: o uso da localização e o uso de hashtags, que ajudam muito nas divulgações. Quando você usa informações de localização, sua história será adicionada à história naquele local, promovendo suas informações a todos que assistirem aos stories do local adicionado. Use hashtags nas histórias da mesma maneira que as postagens regulares, elas ajudam no alcance.
Nos stories, procure estar sempre ativo publicando novidades sobre a Festa da Padroeira. Promova enquetes que evangelize, como, por exemplo, algumas perguntas: Quem é a Padroeira da nossa paróquia? Quando ela foi escolhida para ser nossa Padroeira? Qual data dedicamos a Ela? E assim por diante… Ah, tente fazer stories com fontes diferentes, com uma paleta de cor adequada, com quadros e formas, usando Gifs e as demais ferramentas que o Instagram pode nos proporcionar. Evite textos exagerados e com cores conflitantes, pois o storie é algo que as pessoas passam rápido, então, precisa ser algo objetivo e de fácil leitura! Use e abuse da sua criatividade!
Explore as funções do Facebook
No Facebook, a ideia de compartilhar conteúdo é muito comum, o que é benéfico para a divulgação da Festa da Padroeira. A primeira coisa que você pode fazer é criar um evento público, voltado para o seu público-alvo, no caso, os católicos do seu bairro, da sua região. Através do evento já criado, os seguidores deste tipo de conteúdo serão notificados e poderão confirmar presença e convidar amigos, expandindo seu alcance natural. Depois de criar o evento, publique-o na página da paróquia ou comunidade e peça que as pessoas o compartilhem.
Mantenha a página do Facebook sempre atualizada com informações sobre a festa e sobre a Padroeira em si, pois, além de divulgar, você vai estar evangelizando sua comunidade! Coloque as informações de pouco a pouco e forneça aos seus seguidores informações sobre atrações, horários, contagem regressiva e tudo mais que possa interessar e ser informativo para os seus seguidores. Isso aumenta a interação entre as partes interessadas e ajuda a promover ainda mais suas atividades na festa!
O Whatsapp será seu grande aliado nessa missão
Devido à falta de conhecimento e dificuldades com as novas tecnologias, algumas pessoas não se aventuram em todas as redes sociais existentes, como, por exemplo o Instagram e o Facebook. No entanto, o uso do Whatsapp se tornou quase que uma obrigação de todos para se comunicar, e é dessa forma que podemos e devemos também propagar a Festa da Padroeira na internet!
Os mesmo posts que foram realizados no Instagram e no Facebook podem ser enviados pelo Whatsapp, ou seja, use a mesma imagem e o seu texto pode ser a própria legenda das redes sociais. Faça uma lista de transmissão no aplicativo e divulgue. Pois bem, você deve estar se perguntando: o que é uma lista de transmissão? Então, vamos lá...
Uma lista de transmissão nada mais é que uma funcionalidade que nos permite enviar a mesma mensagem para um grupo de contatos de uma vez só. Caso você queira mandar uma mensagem para dona Terezinha, seu João e dona Maria, sem a lista de transmissão seria necessário enviar um por um, não é mesmo? Já com a lista de transmissão criada e essas pessoas adicionadas nele, basta um clique e essa mensagem é compartilhada com todos de uma só vez, otimizando muito o seu tempo.
Além, é claro, das demais funções do Whatsapp, de montar grupos de organização da festa da Padroeira, grupos de quem cuidará das redes sociais neste período, grupos para divulgar informações e assim por diante.
As redes sociais têm um papel muito importante neste quesito de divulgação no meio digital, e fica evidente que pelo meio da internet é possível chegar a muitas pessoas e muitos lugares. Portanto, planeje sua divulgação da Festa da Padroeira e evangelize!




Postagens relacionadas
Comente com o facebook