Visite nossa
loja virtual
 
 

Dicas para potencializar a arrecadação do dízimo

22.Julho.2019
 

O dízimo é uma expressão de fé e caridade que faz parte do compromisso cristão com Deus e com a Igreja Católica. Ele não deve ser encarado com uma ordem, mas, ao contrário, uma ação espontânea dada de coração como forma de agradecer as bênçãos que o Senhor realiza nas nossas vidas.

Contudo, apesar de não ser uma obrigação, a arrecadação do dízimo faz toda a diferença para a sustentação das paróquias e promoção de obras que visam o bem da comunidade. A questão é como conscientizar os fiéis de que essa contribuição é importante, não é mesmo?

Separamos aqui algumas dicas que podem ajudar a fortalecer o engajamento dos dizimistas na sua paróquia. Vamos lá!

Fale sobre a importância do dízimo para a comunidade


O primeiro passo para potencializar a arrecadação do dízimo é comunicar a importância dele na vida do cristão e da comunidade. Uma vez que as pessoas compreendem o seu significado, a paróquia ganha dizimistas conscientes de suas ofertas e engajados na missão de evangelização.


Crie materiais de comunicação que ajudem nesse processo de divulgação e conscientização. Pode ser um folder que fale sobre o assunto, uma camiseta para as lideranças paroquiais, peças gráficas distribuídas na secretaria da igreja, entre outros. O importante é não ter medo ou receio de falar sobre o assunto, mas, pelo contrário, esclarecer as dúvidas e fazer a motivação adequada para os investimentos pastorais e para a vitalidade da Igreja.


Invista em recursos para a Pastoral do Dízimo 


Reflita sobre como funciona o processo da Pastoral do Dízimo aí na sua paróquia atualmente. Existe tecnologia empregada em favor das arrecadações? Há praticidade para os dizimistas? Há clareza e transparência nos processos? 

Além da secretaria em expediente comercial, que tal pensar em um momento próximo aos horários das celebrações para acolher, atender e disponibilizar o cadastro de novos participantes? Com a tecnologia à nossa disposição, hoje já é possível permitir os pagamentos e atualização de cadastros via internet, aplicativos ou maquininhas, utilizando cartões de crédito. Pesquise e encontre soluções pertinentes para a realidade da sua paróquia, que ofereçam segurança e transparência nos processos, além de facilidade para os dizimistas e para quem administra e deve prestar conta dos recebimentos e investimentos.

Estabeleça um relacionamento próximo com os dizimistas


O erro de muitas paróquias é achar que, depois de se tornar dizimista, o fiel não necessita de um relacionamento próximo com a Igreja. Pelo contrário, é quando ele assume esse compromisso que a pastoral deve envolvê-lo cada vez mais. 

As maneiras são várias: sorteios para dizimistas nas celebrações, cartas personalizadas em datas especiais, convites de eventos via WhatsApp, e-mails para compartilhamento de conteúdos exclusivos e por aí vai. Essa é uma ação que pode gerar excelentes resultados na fidelização dos dizimistas!

Dê feedbacks 




O feedback é fundamental na relação com os dizimistas. Ele interfere na fidelidade com que é ofertado o dízimo. Afinal, quando se sabe o destino da sua doação, em quais obras o valor de arrecadação está sendo aplicado, certamente, você se sentirá feliz em ter ajudado e motivado a fazer novamente. 

Pode ser em forma de e-mail, informativo, revista etc, a ideia é apresentar, de maneira concreta, como o dízimo tem feito diferença na vida da Igreja e da comunidade. Há melhorias nas salas de catequese? Faça fotos, registre. Cestas básicas foram doadas? Compartilhe isso com os fiéis. Certamente, o povo ficará ainda mais entusiasmado em saber que sua contribuição está melhorando e transformando a vida das pessoas!

Esperamos que as nossas dicas possam ajudar no aumento e fidelização do número de dizimistas da sua paróquia!

 
 
 
 
Comente com o facebook