Visite nossa
loja virtual
 
 

Qual a sua vocação?

08.Agosto.2018
 

A vocação atinge de modo profundo a vida de cada um. A dúvida que mora dentro do ser humano a respeito da sua existência nesse mundo leva-o a se questionar sobre os seus anseios, suas preferências, suas escolhas e seus sonhos. Ainda que a pessoa não saiba, essa dúvida está intimamente ligada à sua vocação. 

O Batismo confirma a filiação divina e concede ao ser humano a graça de ser cristão, chamado a servir, a ser Igreja no compromisso evangelizador e no testemunho do seguimento de Cristo. O batizado é chamado a assumir, em sua liberdade, com espírito profético a vida, respondendo aos apelos de Deus, iluminando a realidade, vencendo os desafios do tempo presente.

INICIATIVA DE DEUS

A vocação cristã é um chamado ao seguimento de Jesus, que suscita forças e meios para responder ao chamado de Deus. Por Jesus Cristo, herdamos uma grande vocação: viver o amor de Deus numa relação de filhos de Deus e irmãos uns dos outros, porque Deus nos amou por primeiro (cf. 1Jo 4,10). Por isso, na origem do chamamento divino está a iniciativa de Deus, que dá o primeiro passo, não porque somos merecedores ou melhores, mas devido à Sua bondade e à presença de Seu amor em nós. Desse modo, Deus nos ama e nos impulsiona a ofertar a nossa vida, a fim de sermos perfeitos na caridade, na misericórdia, na doação e no serviço ao próximo.

A resposta vocacional, no contexto atual, tem sido um grande desafio, pois requer uma adesão pessoal a Jesus Cristo e ao seu Reino. O mesmo Espírito que ungiu Jesus e o enviou em missão (Lc 4,18s) prepara continuadores da obra redentora de Deus e suscita carismas nas pessoas disponíveis e generosas que consagram suas vidas em favor dos irmãos e irmãs. Deus nos concede a liberdade de escolhermos uma vocação específica: sacerdotal, matrimonial, laical ou à vida religiosa. Unidos na diversidade, todos os cristãos se empenham na vivência fiel ao Evangelho de Jesus Cristo (cf. 1Cor 12,7). 


COMO VIVER A MINHA VOCAÇÃO?

Há formas e estilos para viver a vocação cristã: os leigos e sua missão específica na Igreja nos diversos ambientes sociais; a vocação matrimonial, em que a família cristã, no seu esforço de ser Igreja doméstica, torna-se a primeira experiência de comunhão na fé, no amor e no serviço ao próximo; a vocação sacerdotal, que se expressa na escolha de homens para o pastoreio do povo de Deus; e a vida religiosa consagrada, caracterizada pelo seguimento a Cristo de forma mais radical, por meio da vivência da castidade, da pobreza e da obediência.  

Não há dúvida de que as vocações brotam da oração. Somente por meio da oração, cada um de nós consegue ouvir a voz de Deus e responder ao Seu chamado. Por sua vez, é na vivência plena da nossa vocação que conseguimos realizar o desejo de Deus para todos nós: a santidade. É essa busca pela santidade que nos faz sair de nós mesmos, que impulsiona homens e mulheres, ao redor do mundo, a doarem-se aos outros, colocando-se a serviço do próximo, doando seu tempo e atenção aos “marginalizados da sociedade”.

CHAMADA À SANTIDADE

O Papa Francisco, na Solenidade de São José, apresentou ao mundo a Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual. O título repete as palavras que Jesus dirige “aos que são perseguidos ou humilhados por causa d’Ele”. 

O Santo Padre, antes de mostrar o que fazer para se tornar santo, se detém no primeiro capítulo ao “chamado à santidade”, e reafirma: há um caminho de perfeição para cada um e não faz sentido desencorajar-se contemplando “modelos de santidade que lhe parecem inatingíveis” ou procurando “imitar algo que não foi pensado para ele” (no 11). Acrescenta que, a santidade a que Deus nos chama, irá crescendo com “pequenos gestos” cotidianos (no 16), tantas vezes testemunhados por “aqueles que vivem próximos de nós”, a “classe média da santidade” (no 7).

É a partir do testemunho de santidade que os filhos de Deus respondem ao primeiro chamado divino e podem atuar diretamente na ação evangelizadora da Igreja, porque o testemunho gera testemunho. É por meio da dedicação de muitos que outros tantos são também conduzidos a encontrar-se com o Cristo. Assim fizeram muitos santos da Igreja, dando testemunho do Reino de Deus com a própria vida.

FAÇA UMA EXPERIÊNCIA 

Um coração sensível à voz de Deus se dedica a discernir a sua vocação, seja ela ao sacerdócio, à vida religiosa, ao matrimônio ou ao celibato laical. Que tal fazer a experiência de colocar-se à escuta da vontade do Senhor?

“A uns Ele constituiu apóstolos, a outros, profetas, a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do Corpo de Cristo” (Ef. 4, 11-12). 


 
 
 
 
Comente com o facebook