Visite nossa
loja virtual
 
 

A história e a importância da Bíblia Ave-Maria na evangelização no Brasil

18.Fevereiro.2026
 

A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido de todos os tempos e pode ser encontrada em mais de 600 idiomas, alcançando mais de cinco bilhões de pessoas em todo o mundo. Segundo o Guinness World Records, estima-se que já foram distribuídos mais de 5 bilhões de exemplares, consolidando sua posição no topo do ranking mundial de vendas de livros. No entanto, até a metade do século XX, esse cenário era bem diferente, já que a difusão das Escrituras ainda era bastante limitada.


A Bíblia Ave-Maria é, sem dúvida, uma das traduções mais queridas e conhecidas da Sagrada Escritura no Brasil. Desde o seu lançamento, na década de 1950, ela conquistou espaço nos lares, nas comunidades e nas celebrações litúrgicas. Não por acaso, tornou-se a Bíblia católica mais popular do país, acompanhando gerações na leitura da Palavra de Deus e ajudando milhões de fiéis a se aprofundarem na fé.


Neste artigo, vamos conhecer a história da Bíblia Ave-Maria e refletir sobre o impacto que ela teve e ainda tem na evangelização e na espiritualidade do povo brasileiro.




Como nasceu a Bíblia Ave-Maria


Nos anos 1950, muitos brasileiros não tinham condições de ter uma bíblia em casa, pois as edições disponíveis eram importadas e caras. Muitos tinham conhecimento da Palavra de Deus somente por meio dos sermões dos padres nas missas, que ainda eram celebradas em latim – a liturgia da missa começou a ser realizada em língua vernácula (idioma local) somente após o Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965.


Foi nesse cenário que a Editora Ave-Maria se propôs a produzir uma bíblia em linguagem e preço acessíveis. Em 1957, um conhecido orientador de cursos sobre as Sagradas Escrituras, frei João José Pedreira de Castro, diretor do Centro Bíblico Católico de São Paulo e vice-diretor da Liga dos Estudos Bíblicos, soube da intenção da editora e se propôs a levar o projeto adiante com a equipe editorial da Ave-Maria.


A tradução para o português foi feita a partir do texto francês dos monges de Maredsous – religiosos de um mosteiro beneditino fundado no Século XIX, na Bélgica – tendo sempre como referência os originais hebraico, aramaico e grego.


Dois anos após o início do projeto, em 1959, foi lançada a primeira edição da Bíblia Ave-Maria. O sucesso foi tão grande que, em apenas um mês, todos os 25 mil exemplares produzidos se esgotaram. Ao todo, foram 42 mil na primeira edição. Depois de mais de 66 anos após o seu lançamento, a Bíblia Ave-Maria continua sendo a bíblia mais querida e mais vendida entre os católicos do Brasil.



A inspiração do Espírito Santo no caminho da Igreja

Na época em que a Bíblia Ave-Maria foi publicada, ainda era comum a ideia de que a Bíblia Sagrada não deveria ser lida por qualquer pessoa, devido ao risco de interpretações equivocadas ou à dificuldade de compreensão do texto bíblico. Porém, o Espírito Santo, que guia a Igreja Católica Apostólica Romana, revelou ao longo dos anos que a Palavra de Deus deveria ser acessível a todos os fiéis. Em 1961, o Papa São João XXIII convocou o Concílio Vaticano II, responsável por importantes renovações litúrgicas, sociais e pastorais, incentivando cada cristão a anunciar a mensagem do Evangelho.


Concluído em 1965, sob o pontificado de São Paulo VI, o Concílio trouxe um novo sopro de vida para a Igreja, confirmando que a iniciativa dos Missionários Claretianos de publicar a Bíblia Ave-Maria para o povo brasileiro foi uma decisão inspirada pelo Espírito Santo. Desde então, a obra se consolidou como a Bíblia Católica mais querida do Brasil, acompanhando gerações de fiéis em sua caminhada de fé e oração.




A Bíblia Ave-Maria digital: fé acessível em qualquer lugar

Poucos livros tiveram tanta influência na evangelização do Brasil quanto a Bíblia Sagrada.Com milhões de exemplares impressos ao longo das décadas, ela ultrapassou fronteiras e se tornou parte da identidade católica do povo brasileiro.


Hoje, sua presença vai além do impresso: a Bíblia Ave-Maria, por exemplo, está disponível em diferentes formatos: de estudo, para jovens, ilustrada, letra grande e digital, alcançando fiéis de todas as idades e realidades. Essa diversidade permite que cada pessoa encontre a versão que melhor auxilia em sua caminhada espiritual, seja no aprofundamento da Palavra ou na oração cotidiana.


Um dos avanços mais significativos foi a chegada da Bíblia Ave-Maria em versão digital em 2012. Disponível para tablets, celulares e computadores, ela permite que os fiéis tenham a Palavra de Deus sempre à mão, em qualquer momento do dia. Além da praticidade, a versão digital mantém a fidelidade e os diferenciais da edição impressa, proporcionando estudo, oração e meditação com poucos cliques. Acesse aqui: https://claretianos.com.br/biblia-ave-maria-online/


A digitalização da Bíblia Ave-Maria reafirma a missão da Editora Ave-Maria de acompanhar os católicos em sua vida de fé, aproveitando os recursos tecnológicos para evangelizar.


Em breve: a Bíblia Ave-Maria em audiobook


A novidade mais aguardada é a futura versão em audiobook da Bíblia Ave-Maria. Esse formato permitirá que a Palavra de Deus seja ouvida em qualquer lugar, em casa, no trânsito ou durante as atividades do dia a dia. Trata-se de mais um passo para tornar a Bíblia cada vez mais acessível, atendendo às necessidades de um público que busca espiritualidade em diferentes formatos.


Assim como a versão digital, o audiobook da Bíblia Ave-Maria será uma forma prática e moderna de se conectar com a Palavra, especialmente para quem prefere ouvir em vez de ler, ou para aqueles com dificuldades visuais.


A Bíblia Católica mais querida do Brasil


Além do pioneirismo, são muitos os aspectos que fazem com que a Bíblia Ave-Maria seja a preferida entre a maioria dos católicos em nosso país. Disponível em vários modelos, em todas elas podemos encontrar diferenciais que fortalecem a espiritualidade e enriquecem o conhecimento, tais como: notas de rodapé explicativas, que proporcionam maior aprofundamento na fé; orações diárias do cristão; ritos da Santa Missa; visão geral do novo catecismo; índice doutrinal; leituras dos Anos Litúrgicos A, B e C; ilustrações de grandes mestres da arte; e índices laterais para localizar facilmente as Sagradas Escrituras. Cada um desses diferenciais foi criado com o intuito de possibilitar cada vez mais a compreensão e o aprofundamento na fé cristã.


Desde o seu lançamento, a Editora Ave-Maria continua a tornar a Bíblia Ave-Maria acessível a todos. Celebramos, com alegria, todo período em que a Editora pôde proporcionar aos milhões de católicos do Brasil durante diversas gerações, o acesso às Sagradas Escrituras por meio da Bíblia Ave-Maria que, mesmo após seis décadas desde o seu lançamento, continua a ser um instrumento oportuno e eficaz de serviço à Palavra de Deus.




 
 
 
 
Comente com o facebook