Visite nossa
loja virtual
 
 

Padres nas redes sociais: como engajar e interagir?

03.Março.2020
 

O mundo sempre necessitou dos meios de comunicações e, constantemente, vem evoluindo para que tudo seja cada vez mais prático dentro da comunicação e interação entre as pessoas.

Hoje, mais do que nunca, é extremamente importante e, cada vez mais nítida, a presença da Igreja, incluindo religiosos e leigos, nas redes sociais, tais quais: Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp. 
Mas, sendo um sacerdote, como se portar aos fieis no ambiente digital? De que forma se relacionar e interagir com a comunidade porta afora da Igreja? Continue a leitura e veja nossas dicas de boas práticas!

Comunicação express 


Com o grande número de pessoas que frequentam as missas, é natural que, nem sempre, o padre consiga se relacionar com toda a comunidade. Com o WhatsApp e as funcionalidades que ele oferece aos usuários, o sacerdote tem, na palma da sua mão, uma poderosa ferramenta para propagar o Evangelho.

Seja para se comunicar com membros da Igreja, agendar reuniões importantes, compartilhar e receber informações ou ainda, enviar uma mensagem de Deus para seus contatos, usar o aplicativo pode fazer toda a diferença no sentido de tornar a Igreja uma instituição cada vez mais próxima das pessoas.

Instagram para aproximar 


O Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso por meio do celular (embora também agora seja possível visualizar as publicações no desktop) e, hoje, está entre as mais usadas pela população mundial. Um perfil dentro da rede, com um bom gerenciamento, pode estabelecer uma comunicação mais próxima entre padre e fiel, Igreja e comunidade.

No feed, o sacerdote pode compartilhar imagens de celebrações, datas comemorativas da Igreja, eventos e mensagens do Evangelho. No Stories, como forma de aproximar as pessoas, é interessante divulgar momentos do dia a dia no serviço vocacional. É também uma oportunidade de tornar mais humana a figura do presbítero, estabelecendo uma identificação com seus seguidores. 

Um perfil no Facebook 


O Facebook é mais uma ferramenta para fortalecer o relacionamento entre líderes religiosos e comunidade. Como pessoa pública, recomenda-se ao padre que crie um perfil na rede social. Apesar de ser uma das mais usadas no Brasil, seu valor por alcance é mais baixo do que outras mídias tradicionais.

Uma dica importante para conseguir bons resultados na plataforma é estabelecer uma grade de publicações e cumpri-la, uma vez que sua presença digital depende disso. Vale compartilhar conteúdos semelhantes aos publicados no Instagram, mas não esquecer de explorar as demais ferramentas, como as lives e os eventos, por exemplo.

Palavra do dia 


Utilizar as redes sociais para a publicação da liturgia diária pode gerar grande interação com a comunidade.  Na correria do dia a dia, os fieis, muitas vezes, não têm tempo de dedicar um tempo do seu dia para ler a Bíblia e conferir a liturgia. Por isso, publicar nas suas redes sociais é uma boa dica!

Nesse mesmo sentido, você pode compartilhar versículos do Evangelho com a sua própria reflexão sobre cada passagem, sugestões de leitura, além de outras fontes que possam vir a fortalecer a fé da sua rede de amigos.

Cuidado com as publicações 


A rede social abre um grande leque de possibilidades em um mundo vasto de conteúdo. Então, é preciso falar sobre o cuidado que os padres devem ter dentro do ambiente digital.

É indispensável saber até que ponto as publicações devem ser liberais, pois, padres são líderes religiosos e, ter noção e consciência de todo conteúdo publicado ou compartilhado é essencial. A privacidade do religioso é também outro ponto de destaque. Mesmo compartilhando a sua rotina para inspirar outras pessoas, há de se ter a consciência de que, como um sacerdote da Igreja, ela não seja exposta demais!

Os líderes religiosos e seus seguidores virtuais

Não dá para ignorar o avanço da tecnologia no mundo. Pensando nisso, muitos líderes religiosos têm adotado as redes sociais como ferramenta para aproximar o contato com seus fiéis. Vamos, então, citar alguns daqueles que, assim como Jesus, conquistaram milhões de seguidores, porém, estes na caminhada digital. 

Papa emérito Bento XVI


O Papa Bento XVI foi o primeiro papa da história a ingressar na internet, mais especificamente, nas redes sociais. Em novembro de 2012, foi inaugurada sua conta no Twitter. Hoje, essa mesma conta representa o atual líder católico, o Papa Francisco, e é seguida por milhões de pessoas que utilizam da rede social para se atualizar no mundo da Igreja e acender, cada vez mais, sua fé por meio das publicações do Santo Padre.

Padre Fábio de Melo, vulgo @pefabiodemelo


Talvez o Padre Fábio de Melo seja uma das figuras mais influentes e antenadas do meio religioso no ambiente digital. Ele começou a fazer sucesso com vídeos no Snapchat, criou uma conta no Instagram e, hoje, possui 17,9 milhões de seguidores. No Twitter, já são mais de 7 milhões. Muitas vezes, suas publicações são tema de polêmicas, já que ele expressa um lado mais humorístico de sua personalidade, algo nem sempre vinculado a um líder religioso. 

Com doses diárias de bom humor, sua forma descontraída de falar com os fiéis tem lhe rendido um alcance fora do comum e, jamais antes imaginado, conquistando a atenção de crianças, jovens, adultos e, até mesmo, idosos. 

Papa Francisco está online


O Papa Francisco é o primeiro Santo Padre a criar uma conta no Instagram. Desde  2016, ele mantém um registro de fotos e vídeos para atualizar aqueles que o seguem. São avisos sobre datas religiosas importantes, mensagens bíblicas, notícias e mensagens de paz. 

Francisco, que já era conhecido por seu caráter mais progressista frente aos dogmas da Igreja, resolveu avançar um pouco mais, criando este canal que já possui 6,5 milhões de seguidores até então. Além do Instagram, diariamente atualiza o perfil @Pontifex_pt, no Twitter, com mais de 4 milhões de seguidores.

Como você pode ver, cada vez mais padres e líderes religiosos estão aderindo às redes sociais. É inegável o lado extremamente positivo de estar na internet para a missão da Igreja, possibilitando propagar o Evangelho ao mundo sem sequer ser necessário sair do lugar.  

As redes sociais estão aí! Cabe aos sacerdotes a coragem de se aventurar neste universo online e trazer pessoas de todos os cantos do mundo para mais perto de Deus!

O que achou dessas dicas? Se for amigo de algum padre, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com ele! Em nosso blog, você encontra uma série de assuntos relevantes sobre Igreja, fé e espiritualidade. Acesse: blog.avemaria.com.br

 
 
 
 
Comente com o facebook