Visite nossa
loja virtual
 
 

Como estruturar um Grupo de Oração

15.Agosto.2018
 

O Grupo de Oração (GO) é um lugar especial e favorável para o encontro com Deus, onde é possível viver semanalmente a experiência de rezar em comunidade, louvando, suplicando e recebendo muitas graças do céu. Além disso, é um espaço de formação, onde se aprofunda o conhecimento da Palavra de Deus. 

Um Grupo de Oração é fruto de uma profunda experiência com Deus daqueles que a testemunham e, com isso, contagiam outras pessoas que querem beber da mesma fonte de graças. É um espaço chamado a ser cheio da presença de Deus, do Espírito Santo, pleno de oração. Os grupos precisam ser lugares onde as pessoas realmente ajudam uns aos outros e se animam com os cantos, com a música e com o louvor, com a oração espontânea e com os gestos. 

Essa forma de vivência do Grupo de Oração se baseia na experiência da Renovação Carismática Católica (RCC), sendo sua expressão máxima e principal, como célula fundamental, que se estabelece em três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança. Em um primeiro momento, pode parecer muita coisa para quem está começando, mas um momento complementa o outro e todos são vitais para a vida do GO. Não há segredo ou fórmula mágica que estruture, transforme, faça acontecer e crescer um Grupo de Oração, mas existe compromisso, fidelidade, coragem e fé. A vida de oração, a escuta e a aplicação ousada daquilo que Deus pede é a receita! 

NÚCLEO DE SERVIÇO 

O Grupo de Oração não se resume à reunião de oração, embora esse seja o seu momento peculiar. Há uma necessidade de se ter uma caminhada programada que considere as necessidades dos participantes e como fazer para supri-las de forma contínua e com qualidade, por isso o primeiro momento do Grupo de Oração acontece no Núcleo de Serviço.

Todo Grupo de Oração carismático tem sua coesão, boa ordem, planejamento e continuidade assegurados pelo núcleo de serviço, que é um pequeno grupo de servos que assume o grupo todo em sua espiritualidade e estrutura.


REUNIÃO DE ORAÇÃO

A reunião de oração é o momento em que os participantes do Grupo de Oração se encontram, semanalmente, para a oração, especialmente, o louvor. Esse momento é aberto para outras pessoas que poderão, a partir dele, começarem a fazer parte do Grupo de Oração, iniciando uma caminhada de conversão e crescimento perseverante na fé. Assim, pode-se concluir que a porta de entrada na célula principal da RCC é a reunião de oração, segundo momento da dinâmica do Grupo de Oração.

A reunião de oração é um momento pentecostal: com os corações compungidos (cf. At 2,37), os fiéis são levados à vivência da fé, na fraternidade e no comprometimento missionário. Nela, os carismas devem ser manifestados sem restrições, pois fazem parte do “ver e ouvir” que convence àqueles que estão chegando. Trata-se, ainda, do “ruído de Pentecostes” que precisa ser ouvido mesmo do lado de fora do cenáculo, causando admiração (cf. At 2,6-7).


GRUPO DE PERSEVERANÇA

O Grupo de Perseverança (GP) é o terceiro momento do Grupo de Oração e atua em função deste. Não é um grupo independente, mas um serviço do Grupo de Oração. O GP é um grupo fechado, isto é, supõe o ingresso no início da ministração dos conteúdos formativos e não é obrigatório, ou seja, as pessoas que receberam o querigma são convidadas a ingressarem no GP, deixando claro que, se não quiserem participar neste momento, podem e devem continuar participando do Grupo de Oração em seu segundo momento (Reunião de Oração).

O objetivo do Grupo de Perseverança é fortalecer os servos e os participantes em geral do Grupo de Oração no exercício dos carismas e no conhecimento de Deus, para que se possa “incendiar” a reunião de oração com mais louvor, com mais carismas, com mais testemunhos.


DICAS INFALÍVEIS PARA O GRUPO DE ORAÇÃO

#1 Amor à Igreja 
A Igreja é a nossa Mãe; é por meio dela que renascemos para Deus, a partir do Batismo; por isso, deve ser conhecida, amada, respeitada, obedecida e defendida.

#2 Vida de Oração
Sem “calo no joelho” o GO não cresce. 

#3 Unidade
O ramo não pode se desligar da videira para dar frutos. (Cf. Jo 15,3)

#4 Motivação
Uma injeção de ânimo é sempre necessária para que os membros renovem o seu compromisso. Palavras de gratidão, de carinho, de reconhecimento e, muito mais do que isso, a Palavra de Deus é capaz de motivar e dar ânimo!

#5 Experiência do Cuidado
As pessoas - todas elas, desde os servos, os novos membros, aqueles que já participam há algum tempo, inclusive o coordenador – necessitam da experiência de serem olhados nos olhos e acolhidos por um coração misericordioso. 


#6 Testemunho
O testemunho tem um grande poder de tocar o coração das pessoas, que se enchem de esperanças ao contemplarem a graça de Deus acontecendo na vida dos irmãos. 

#7 Escuta e Obediência
Estar atento ao que Deus pede e ter coragem de acolher e transmitir a Sua mensagem. 

#8 Comunicação
Independentemente do tamanho do seu GO, use os meios de comunicação e crie um Ministério responsável pelos veículos de comunicação e divulgação para potencializar as ações de evangelização.

#9 Formação Contínua
A busca pelo conhecimento deve ser constante e exige fidelidade dos membros. Participar dos encontros promovidos pela Igreja e, também, ter um itinerário pessoal. 


 
 
 
 
Comente com o facebook