Visite nossa
loja virtual
 
 

Dicas para viver o Mês da Bíblia na sua paróquia

06.Setembro.2019
 

Setembro foi escolhido como o mês da Bíblia por um motivo especial. No dia 30, último do mês, celebra-se o dia de São Jerônimo.
 

Neste dia, nasceu para a vida celestial, o grande sacerdote, santo e doutor da Igreja, que traduziu a Palavra de Deus do grego e hebraico para o latim, a chamada “Vulgata”, tornando assim, a Bíblia Sagrada acessível ao povo. 


São Jerônimo dizia que “ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”. Pergunto: podemos amar algo ou alguém sem conhecer ou ter intimidade? Santo Agostinho afirmava que não! 



Neste sentido, nos questionamos: como está nosso relacionamento com o Senhor? Procuramos conhecê-Lo através da Palavra? É justamente isso que procuramos lembrar no mês da Bíblia e sobre o que falaremos a seguir. Continue a leitura e veja como desfrutar deste tempo em sua paróquia.

Propagando o Evangelho


Em Jesus Cristo, se consumou toda a revelação do sumo Deus. O plano salvífico, prometido antes pelos profetas, foi completado e por Ele promulgado. Assim, o Cristo Senhor, ordenou aos Apóstolos que o Evangelho - Boa Nova -  fosse pregado a todos os homens. Desta forma, a transmissão do Evangelho, sob inspiração do Espírito Santo, foi realizada pelos apóstolos e seus sucessores de duas maneiras: oralmente e por escrito. 

Passado o tempo, a comunicação que o Pai fez de si mesmo por seu Verbo no Espírito Santo, permanece viva e atuante na Igreja. E, nós, fiéis, lembrando da Palavra de Jesus Cristo aos seus apóstolos: “Quem os ouve a mim ouve; e quem vos rejeita a mim rejeita” (Lc 10, 16), devemos acolher com docilidade e de coração aberto a Palavra de Deus. (cf. CIC Art. 2). 

Atualmente, a Bíblia é o livro mais vendido e mais traduzido do mundo. Será o mais lido, todavia? Há uma série de facilidades que o povo de Deus do Antigo Testamento e as primeiras comunidades cristãs não tinham. 

Praticamente, em todas as casas cristãs há mais de uma bíblia.  Podemos ouvi-la por meio de arquivos digitais ou, até mesmo, tê-la na tela de nosso celular, buscando os livros, capítulos e versículos em poucos segundos. Todavia, com toda essa acessibilidade, será que bem aproveitamos este “manual da vida”? 

Nesta matéria, você obterá dicas valiosas para se tornar mais íntimo da Bíblia: 

Crie uma relação dos fiéis com a Palavra


Já estamos acostumados com a “procissão da Bíblia” no mês de setembro. Ela começa com a entrada solene de uma pessoa segurando a Bíblia ao alto da cabeça, ao som de uma bela música litúrgica e a ovação da assembleia ao final. É muito bonito! 



Contudo, mais do que isso, pensamos: que tal envolver os fiéis de uma forma ainda mais profunda? Há paróquias onde os padres já solicitaram que os folhetos sejam substituídos pela própria Palavra de Deus. Assim, os fiéis se habituam ao manuseio e à leitura dela. No começo pode haver resistência, mas, aos poucos, com a insistência amorosa do padre e do Espírito Santo, a mudança é acolhida. 


A experiência iniciada no mês da Bíblia pode se tornar, inclusive, um hábito na comunidade.  A sugestão para a Pastoral da Liturgia é que convide alguns membros da paróquia para proclamarem a primeira ou segunda leitura dominical. O leitor, deste modo, pode “pegar gosto” pela coisa e até se disponibilizar para fazer parte da pastoral. 

Uma excelente oportunidade para preparar lembrancinhas e distribuí-las para os paroquianos. Há uma série de sugestões bonitas, criativas e baratas de marcadores de página, chaveiros, cartões com versículos bíblicos, entre outros disponíveis na internet. Vale a pena conferir! 

Catequese: hora de aprender e, por que não, se divertir?

Para os catequistas que estão lendo esse texto, que tal pensar em momentos diferentes, divertidos e frutuosos para envolver a temática deste mês dentro dos encontros de catequese? Aí vão algumas dicas: dominó bíblico, bingo bíblico, frases em quebra-cabeças, bombardeiro de perguntas e respostas, mímicas, memorizando versículos, quem eu sou, entre outros. Todas essas sugestões são baseadas em perguntas e respostas relacionadas ao Antigo e Novo Testamento. 

Precisando de inspiração para trabalhar os textos sagrados com as crianças? Na Ave-Maria, temos vários livros que podem lhe ajudar na comunicação com os catequizandos, além de elaborar formatos divertidos e que instiguem os pequenos a aprender a história de Jesus. Clique aqui em confira! 
 
Exemplos de dinâmicas para o Mês da Bíblia


Para encontros ou reuniões de adultos, o coordenador poderá, por exemplo, escolher passagens bíblicas motivacionais, dobrar em pequenos papéis, colocá-los numa caixa e pedir que os participantes, escolhendo aleatoriamente, comentem sobre o efeito da passagem naquele momento, no seu dia ou na sua vida em geral.


Depois da discussão, o coordenador poderá ratificar a importância da leitura diária da Bíblia, pois Deus fala diretamente ao nosso coração. A Palavra é viva, atual e eficaz. 

Assim nos diz o profeta Isaías: “Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; [...] assim acontece à palavra que minha boca profere; não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” (Is 55, 6-10, 11).
Dinâmica: qual a sua relação com a Palavra de Deus?



A dinâmica que mostraremos a seguir, pode ser aplicada em todos os grupos paroquiais, até mesmo, servir de exemplo na homilia. Veja como funciona:

A ideia é comparar a Bíblia a um vasilhame repleto de água. Depois, colocaremos nesta vasilha os seguintes objetos: um pedaço de isopor, um giz, um vidro pequeno de remédio vazio e uma esponja. Após a experiência, podemos refletir como a Palavra de Deus age em nossas vidas.


Somos como um pedaço de isopor que não afunda, aprofunda e nem absorve nada ou, parecemos mais com um pedaço de giz, que retém toda a água para si e não partilha com ninguém? Será que somos como o vidrinho de remédio, passando água para os outros sem guardar nada para nós mesmos? Ou, quem sabe, como a esponja, que absorve bem a água e, mesmo sendo espremida, continua com água? É uma boa reflexão, não acha?

A Editora Ave-Maria apresenta diversos modelos de bíblias. Confira e escolha aquela que mais combina com você clicando aqui! Além disso, lançamos recentemente novos modelos de diários orantes com Lectio Divina para você iniciar 2020 com o propósito de viver o Evangelho durante os 365 dias do ano. Para saber mais, acesse a nossa loja online! 

Com tantas razões e facilidades, não temos mais pretextos para não viver bem este mês tão especial, não é verdade? Que a promessa de Deus seja eterna em nossos corações!

“Toda Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.” - Segunda Carta de São Paulo a Timóteo (3,16)



 
 
 
 
Comente com o facebook