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Especial Dia da Secretária: 5 qualidades para destacar nesse dia

03.Setembro.2020
 

A secretária tem um grande e importante papel dentro da comunidade: ela gere, administra, agenda, organiza, planeja e faz de seu trabalho o melhor para que a Igreja continue firme e forte na sua missão de evangelizar o povo de Deus.

Por esses e outros motivos, nada mais justo que um dia dedicado à sua vocação! Continue a leitura deste blogpost e confira 5 qualidades para destacar no dia 30 de setembro, data especial do calendário em que celebramos o trabalho delas. 

1. Acolhimento
Atuar como secretária é mais do que simplesmente secretariar a paróquia, é participar de todos os processos possíveis dentro dessa gestão, contribuindo com o pároco, com o paroquiano, e com o todo, que é a Igreja.

A secretária é quase que o "rosto" da comunidade, sua forma de lidar com os fiéis, pároco e com as demais pessoas, impactam diretamente na identidade que se cria da Igreja. Portanto, além de exercer o papel de facilitar e organizar a vida da comunidade, é preciso parabenizar neste dia da secretária a sua função como propagadora da evangelização, acolhendo a todos que chegam e se colocando disponível para servir a Deus e a cada um que precisa da sua ajuda.

2. Simpatia 
Essa é uma das características mais importantes de uma boa secretária. Simpatia e bom-humor são qualidades da natureza da pessoa, sendo difícil mudá-las ao longo da vida. Mas, em uma rotina tão agitada e corrida como é a das secretárias, fazem toda a diferença no relacionamento com o público e colegas de trabalho, tornando o ambiente muito mais leve e agradável, como deve ser a "Casa de Deus".

Enquanto algumas habilidades podem ser adquiridas com cursos e especializações, a simpatia é algo que deve fazer parte do estilo de vida desta profissional que, como anteriormente citamos, é o "rosto" da comunidade.

3. Organização
O trabalho de uma secretária requer lidar, diariamente, com agendas, ligações, documentações e várias outras informações que exigem muita capacidade de organização. E, sobre isso, estamos nos referindo a ter tudo documentado e no seu devido lugar para facilitar a procura na hora em que alguém solicitar, além de uma rotina previamente planejada para que nenhuma data importante ou informação se perca no meio do caminho.

Mas, lembre-se: ter organização não significa estar imune aos imprevistos, porém, quando eles acontecerem, será mais fácil agir e resolver a situação em um curto espaço de tempo e com menos esforço.  

4. Paciência
Relacionar-se com o público nem sempre é fácil: algumas pessoas tendem a descontar suas aflições e problemas pessoais e, às vezes, basta um pequeno atraso no atendimento para que a experiência se torne um enorme estresse.

A secretária é a pessoa que deve estar preparada para lidar diretamente com conflitos e, por isso, precisa ter duas qualidades essenciais: paciência e capacidade de apaziguar conflitos. Caso contrário, a situação pode ganhar um tamanho ainda maior e desnecessário.

5. Proatividade
Nem sempre o sacerdote ou pároco estarão disponíveis para resolver todas as questões que chegam à secretaria da Igreja. Sendo assim, a secretária deve apresentar também uma boa capacidade de proatividade.

Além de dependerem menos de outras pessoas para executar funções essenciais, secretárias proativas ajudam a melhorar significamente o fluxo de funcionamento da rotina de trabalho, dando vazão às demandas da comunidade.

A nossa homenagem e gratidão a todas as secretárias paroquiais que tanto fazem pela obra do Reino de Deus! Contem sempre com a Editora Ave-Maria!

 
 
 
 
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