Dicas para organizar o estoque com simplicidade e eficiência na igreja
25.Janeiro.2019

Para que você tenha mais tranquilidade e consiga criar um planejamento eficaz de tudo que entra e sai do local, separamos algumas dicas simples para implementar no dia a dia. Elas vão fazer toda a diferença na sua organização. Veja abaixo:
#1 Controle
É muito importante ter controle sobre os itens que entram e saem da secretaria, sejam eles para venda ou para atividades da paróquia. E, para isso, é essencial criar um cadastro, a fim de atualizá-lo a cada uma dessas movimentações. Inclua nesse cadastro informações separadas por dia, como nome do item (identificação), quantidade de saída/venda e destino (venda ou nome da pessoa da paróquia que fez a retirada do produto para determinada iniciativa interna). Crie um campo de observações para anotar caso algum item seja vendido por um valor diferente do original ou outra informação diferenciada.
2# Planeje bem as compras
Para manter um estoque completo com os produtos e itens necessários para venda e para o dia a dia da paróquia sem deixar faltar nada, acompanhe o controle que você criou.
Com base nele, se organize com antecedência para fazer os pedidos essenciais, os livros mais vendidos (best-sellers) ou utilizados pelos catequizandos, produtos sazonais, as bíblias, os materiais de papelaria, e até itens do dia a dia de igreja como velas, flores, entre outros. Todos são indispensáveis e você é quem precisa se certificar de sempre os ter disponíveis.
Por meio de um calendário, organize e faça seus pedidos de forma regular. Se possível crie alertas em mecanismos como agenda de e-mail ou celular sobre os dias de solicitar reposição.
3# Esteja atento às novidades
Não deixe de lado a importância de acompanhar as tendências de mercado católico. Uma bíblia em edição nova, o lançamento de um livro interessante, entre outros...
Esteja atento às novidades principalmente para oferecer na lojinha da paróquia opções atuais, que tem potencial ainda maior de venda e podem reverter recursos para a manutenção da igreja.

#4 Organizando o espaço
Ao ter o estoque abastecido, é preciso se preocupar em como dispor os itens tanto para organização quanto para uma boa apresentação, um bom aspecto do ambiente. Não se pode permitir que as coisas fiquem amontoadas, dando a impressão de bagunça, desordem...
Dedicando tempo para uma primeira organização, depois é mais fácil apenas mantê-la. Então, destine um momento para pensar na melhor forma de organizar e dispor os itens, até para que você possa encontrá-los com mais facilidade depois. De nada adianta ter os produtos e não conseguir achá-los com agilidade. Deixe o acesso mais fácil aos itens que são requisitados com mais frequência e assim por diante.
#5 Envolva a equipe
É preciso que não só você, mas toda a equipe esteja por dentro dos processos de controle e organização do ambiente, a fim de que realmente tudo funcione conforme planejado.
Dividindo as tarefas e responsabilidades, bem como delegando que o responsável de cada venda ou entrega de itens atualize os cadastros e controles na hora em que o fizer, é possível manter as informações atualizadas.
E com as informações de controle atualizadas tudo flui melhor, você passa a identificar os itens que tem mais saída e os que tem menos e pode planejar fazer pedidos maiores ou menores dependendo dessa estatística, otimizando os processos e destinando tempo ao que realmente é relevante, enfim, mantendo sua secretaria organizada de forma simples e eficiente.
Gostou das dicas?
Que tal conferir os produtos mais vendidos da Ave-Maria e implementar na sua paróquia?

Postagens relacionadas
Comente com o facebook