O que significa a Quarta-Feira de Cinzas?
19.Fevereiro.2019

Este dia de preceito na Igreja, a Quarta-feira de Cinzas, é essencialmente conhecido como aquele em que é realizada a celebração de imposição das cinzas na fronte dos fiéis.
Mas, o fato é que a data representa muito mais do que o simples ato de impor as cinzas, há todo um sentido atribuído a ela. É na Quarta-feira de Cinzas que tem início a Quaresma, período de 40 dias de reflexão e reconciliação profunda com Deus, de oração. Um tempo de penitência e preparação para a Páscoa que dura até a quinta-feira santa (lava pés).
Mas, porque as cinzas?
A quarta-feira de cinzas foi instituída há muito tempo pela Igreja e também há milhares de anos os judeus encaravam as cinzas como representação de arrependimento profundo dos pecados. Porém, o verdadeiro sentido das cinzas que são colocadas em nossas testas pelos sacerdotes é o de nos lembrar que voltaremos ao pó, que todos vamos morrer um dia e nada levaremos.
“Todos caminham para um mesmo lugar. Todos saem do pó e para o pó voltam.” (Ec 3,20)

Ou seja, precisamos cuidar da alma, pois o corpo fica envelhecido por causa do pecado original. As cinzas reforçam que estamos aqui somente de passagem, em caminhada rumo à vida eterna. Representam que de nada adianta acumular riquezas ou se entristecer por causa da velhice, pois nosso verdadeiro lugar é no céu e precisamos nos preparar para chegar lá.
É preciso refletir sobre porque nos importamos tanto com a vida aqui na terra, que é passageira, se cremos na vida eterna. E a partir disso, nos conscientizarmos de voltar o tempo todo para Deus, pois o mundo, o pecado, nos puxa para uma força contrária à busca pela santidade, que nos leva à salvação da alma.
Propósito
Começar a Quaresma com a Quarta-feira de Cinzas é o pontapé inicial para vivermos momentos de profunda transformação.
É necessário passarmos pela reflexão trazida logo no primeiro dia do tempo quaresmal. Trata-se do propósito que Deus tem para nós neste mundo, a partir dele promovemos uma mudança de atitudes. Ter a verdadeira consciência sobre as coisas de Deus e as coisas da Terra para que possamos renunciar ao pecado e a tudo que não contribui para nos levar ao céu: esse é o intuito de bem viver a Quarta-feira de Cinzas.
E, ao longo de todo o tempo quaresmal mantermos de forma recorrente e latente o nosso objetivo, que é a vida eterna.
Precisamos lutar pelo bem na terra, mas sem a ilusão de que ficaremos sempre aqui. Pois, Deus tem algo para nós, algo melhor e definitivo.
Nos prendermos a esta vida transitória nos faz perder de vista a busca pelo céu.

Vida eterna
As cinzas reforçam de forma concreta que a nossa busca deve ser pelo céu, e que por mais que possamos nos esquecer disso ao longo da vida, esquecer de Deus, Ele nunca esquece de nós e precisamos pedir sua misericórdia, pedir para que Ele não nos deixe. Nunca O esquecermos, mesmo em meio à nossa miséria humana, retratada pelas próprias cinzas.
Que aproveitemos este tempo de reflexão para propagar esta lembrança de Deus a todos ao nosso redor, evangelizar, buscar a salvação de nossas almas e ajudar a levar muitas outras para o céu também.


Postagens relacionadas
Comente com o facebook