Visite nossa
loja virtual
 
 

Dicas para ter mais intimidade com a Palavra de Deus

20.Junho.2019
 

Intimidade é uma palavra que tem o significado de proximidade, de ter abertura mútua com alguém. Quando se busca um sinônimo, encontra-se familiaridade, conforto, confiança e amizade. E se pensarmos em intimidade com a Palavra de Deus, é possível aplicar todos esses significados? É possível trazer características pessoais a um livro?

A um livro qualquer não, mas quando se fala da Bíblia, sim. A Bíblia – a Palavra de Deus – é um livro que traz registros vivos de um assunto atual: o plano de amor e de salvação de Deus para os homens. O amor de Deus não é passado, a salvação não foi para quem viveu no passado. Tudo começou no passado, mas se estende a todos os homens e se estenderá a todas as gerações, até o fim dos tempos. Ou seja, é sempre presente.

Voltando à intimidade, como é possível ter intimidade com essa Palavra? A primeira coisa a se pensar é que a Sagrada Escritura é realmente a manifestação do próprio de Deus. 

“Na Sagrada Escritura, a Igreja encontra continuamente o seu alimento e a sua força, porque nela não recebe apenas uma palavra humana, mas o que ela é na realidade: a Palavra de Deus. ‘Nos livros sagrados, com efeito, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro dos seus filhos, conversar com eles’” (Catecismo da Igreja Católica, §104).

Viu que lindo? “O Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro dos seus filhos, conversar com eles”. Você quer um motivo maior para ter intimidade com a Palavra de Deus?

A seguir daremos algumas dicas de como se aproximar do Senhor por meio da Sagrada Escritura.

#1 Intimidade não nasce do dia para a noite

Você tem amigos íntimos? Se sim, você consegue dizer de cara desde quando vocês se conhecem ou cronometrar o tempo que conversaram nos últimos sete dias? Certamente, não.

Quando se é íntimo de alguém, muitas vezes é difícil lembrar como foi o primeiro contato ou por qual motivo vocês se aproximaram. Muito menos, se calcula o tempo que se passa junto com a pessoa, porque, afinal, vocês simplesmente, vivem.

A intimidade com a Palavra de Deus não vai nascer de um relacionamento com tempo cronometrado ou espremido no meio dos compromissos. Deve ser algo para o qual se dedique tempo, que você espere por aquele momento e que viva intensamente. Não quer dizer que você tem que passar horas lendo e meditando – se for seu caso, maravilha –, mas comece com pouco e com o coração aberto. 


Podemos usar duas teorias para compreender esse processo de intimidade: uma científica e um ditado popular. Estudiosos da área do comportamento dizem que a vida é feita de hábitos e rotinas. Você já observou tudo o que você faz durante o dia? Tudo é hábito que foi construído ao longo do tempo. Eles dizem que para se criar um novo hábito, você deve repetir aquilo por 21 dias seguidos e objetivar uma recompensa. Se você repete aquela tarefa por 90 dias, seu cérebro incorporará uma nova rotina. Legal, né?! Que tal criar o hábito e a rotina de ler e meditar a Palavra de Deus?

Já o ditado popular diz que um casal só passa a ter intimidade quando consegue comer um quilo de sal juntos. Já calculou quanto tempo demora isso? Vamos considerar as condições ideais para realizar um cálculo – a Organização Mundial de Saúde diz que o ideal é que um adulto consuma dois gramas de sal por dia. Nesse cálculo, dividido por duas pessoas (o casal), cada um comerá 500g e demorará 250 dias. São mais de oito meses vivendo juntos para ter intimidade, segundo o ditado popular. 
Viu? A intimidade com a Palavra requer dedicação e compromisso e leva um tempo.

#2 Não precisa tentar ler do Gêneses ao Apocalipse

Ler a Bíblia em sequência, um livro atrás do outro, pode ser desmotivador. Afinal, ali estão contidos 73 livros que narram diferentes períodos e situações. Você pode buscar, antes de ler, descobrir o que cada livro contém e ir lendo em partes. Há divisões dos livros e o que você pode aproveitar, como os livros do Pentateuco, os históricos, os sapienciais, os Evangelhos, as cartas de São Paulo, entre outras. 

Você pode usar a liturgia da Santa Missa. Já parou para observar que todos os dias se medita uma leitura diferente e leituras que “conversam” entre si? A liturgia da Palavra se repete a cada três anos para as missas dominicais e a cada dois para os dias de semana. São os anos litúrgicos A, B e C – para os domingos – e os pares e ímpares – para os dias de semana.

Todos os domingos, lê-se uma leitura do antigo testamento, um salmo, uma do novo testamento e o Evangelho. A cada ano litúrgico dominical, lê-se um dos Evangelhos. No A é segundo Mateus, no B, Marcos, e no C, o Evangelho segundo Lucas. O Evangelho segundo João, não entra neste “rodízio”, mas ele é lido todos os anos, durante o tempo pascal.

Entendeu? A organização da liturgia da Palavra é muito detalhista e tem muito mais detalhes que não cabem aqui, mas se você ler diariamente, em casa, as leituras do dia, já estará trilhando um sólido caminho de intimidade com a Palavra de Deus. Se você tiver a oportunidade de ir à missa diariamente, não desperdice. Aproveite!

#3 Leitura Orante da Palavra

O único jeito de ler a Palavra de Deus é por meio da oração. A Bíblia não é um livro para se compreender por outro meio, se não pela fé. Fé é dom e é na oração que recebemos os dons do Senhor. 

Ao se aproximar do Senhor na Palavra, esteja com o coração contrito, aberto ao que Ele vai lhe falar. Ali está contida uma mensagem de amor, um anúncio de salvação e um apelo à conversão. É preciso fazer uma leitura orante!


A Igreja pratica há muito tempo a Lectio Divina, que é esta leitura orante. São passos para você se preparar para vivenciar este momento diante do Senhor. 

Ainda não sabe como fazer a Lectio Divina? Clique aqui e veja como 

#4 Partilhe a Palavra com os outros

Uma última dica é que você leia, interiorize e compartilhe a Palavra de Deus com os outros. Seria interessante que você participasse de um grupo de partilha da Palavra. Há muitas paróquias que têm grupos de estudos que se reúnem periodicamente para estudar e partilhar a Palavra. Muitos desses encontros são conduzidos por um sacerdote ou diácono, que têm mais formação sobre a Sagrada Escritura, e eles podem lhe ajudar a compreender as passagens.

Se você não puder participar de um grupo desse, use a tecnologia a seu favor. Monte um grupo de WhatsApp com seus amigos, de modo que vocês partilhem o que têm lido, entendido e vivido da Palavra de Deus. Há também grupos no Facebook que são semelhantes aos da paróquia, mas no mundo digital. Busque um deles.

Essas dicas são pequenos passos no caminho de intimidade. Ao longo da caminhada, na partilha com os irmãos, você encontrar e criará novos meios de se familiarizar com a Palavra de Deus. Nunca se esqueça que Ela é viva. A mensagem que está ali escrita é para você, é para todos, é para o dia de hoje. 
Deus lhe abençoe e boa leitura da Palavra de Deus.

 
 
 
 
Comente com o facebook