Visite nossa
loja virtual
 
 

Como rezar a novena de Natal em família

12.Dezembro.2018
 

Já estamos no mês do Natal, a celebração do nascimento de Jesus! Por isso, é muito importante nos bem prepararmos para esta ocasião em que o Salvador renasce em nossos corações nos trazendo esperança e fé.


A Novena de Natal é fundamental para essa boa preparação e deve ser rezada em família ou em comunidade, assim, todos juntos contribuem para as reflexões e aprofundamento da fé.

Este ano, a Novena de Natal quer estimular uma reflexão do Advento por meio do tema “Reunidos em família preparando a vinda do Senhor”. Oportunidade excelente para unir ainda mais a família a fim de compartilhar as meditações e aprendizados em cima dos conteúdos.

Para te ajudar, separamos algumas dicas para organizar da melhor maneira possível a Novena de Natal na sua casa!

Confira!

# Organização

Para ter uma novena em que todos participem é essencial já estipular em quais dias ela será realizada, assim, todos podem se organizar para comparecer.

Essa organização, fica mais simples e fácil se feita pessoalmente, então, se houver a possibilidade, marque um dia de reunião com a família para definir as datas, horários e locais onde farão os dias da novena. Do contrário, se comuniquem para conciliar a melhor forma para que todos possam participar.

Uma boa dica é que para cada dia da novena ela seja feita em um lugar diferente. Como ela é feita em família verifique com cada um quem gostaria de acolher o momento de oração e preparação para o Natal em casa.

Pode parecer apenas um detalhe, mas esses pontos são fundamentais para propiciar os encontros e para que eles tenham adesão e equilíbrio na divisão de tarefas.

Depois das definições de dias, locais e horário, crie um calendário da novena e compartilhe com cada familiar incluindo todas essas informações. Assim, ninguém "se perde".

# Rezando a novena

Depois de conseguir reunir a família para rezar, basta seguir roteiros prontos para conduzir a novena em sua casa. Há os livrinhos anuais padrões disponibilizados pela CNBB. Neles, há todas as informações de começo, meio e fim. 

Para a reza de cada dia, geralmente, há as orações iniciais, a leitura da Palavra, a leitura de alguma parábola e, no final, a meditação por meio de perguntas já pré-estabelecidas também no livro.

O ideal é que cada membro da família adquira seu livrinho da novena, que está à venda em muitas paróquias e tem um preço bem acessível. Além disso, é importante que cada um tenha em mãos a Bíblia também para acompanhar as leituras.

Seguindo esse roteiro, fica muito fácil. Ao término também é feita uma oração de agradecimento. 


# Boas práticas

A novena torna-se bem mais envolvente se há alguém que pode tocar e se há pessoas que cantem... Dessa forma, é mais fácil para que todos se sintam tocados e realmente invoquem o Espírito Santo para dar sabedoria durante a reza.

Além da família, convide amigos e vizinhos para participar desse momento. Antes do início do momento de oração encarregue pessoas para funções como de animador, leitor entre outros. E a cada dia reveze para que pessoas diferentes participem.

Além disso, outra iniciativa bacana é valorizar as crianças, deixá-las participar, para que se envolvam também. Dando atividades como a leitura de algum texto a ser meditado, a realização de alguma encenação, ou apenas o ato de segurar um objeto que simbolize o Natal pode ajudar para que elas mantenham o interesse e rezem junto. Aos poucos, elas vão também entendendo a importância da Novena de forma prática.


# Prepare o ambiente

É essencial que em cada casa onde for realizada a Novena de Natal haja um presépio simbolizando exatamente o nascimento de Jesus e recordando os fatos. Mas, além disso, podem também ser dispostos outros símbolos, como uma vela que seja acesa a cada dia ou uma imagem do Menino Jesus que passe de casa em casa. Integrando todos pelo mesmo propósito.

# Compromisso e ações

Durante a novena, procure junto à sua família, assumir compromissos de solidariedade com as pessoas que mais precisam. Fazendo doações, trabalhos voluntários, visitas a um asilo, por exemplo, ou algum tipo de caridade tão importante como sentido de Natal. Esses gestos concretos ajudam muito para que realmente abracemos a preparação para o Natal em nossa família e tornam o Natal de outras pessoas também mais feliz.

Ao final da novena, reforcem o compromisso de oração e ação para serem realizados e fortalecidos sempre. Porque não começar a criar o hábito da família se reunir para rezar uma vez ao mês? Ou combinarem de ir à missa juntos? Continuarem com as ações de caridade? Isso tudo fortalece a união e os compromissos assumidos como cristãos.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e viva esse tempo de graça que é o Natal, permita que o Menino Jesus renasça na sua família e manifeste o amor!

Para te ajudar, clique aqui e confira a edição mais vendida da Bíblia Ave-Maria. Com ela você e sua família poderão fazer a meditação da Palavra por meio de uma linguagem acessível, facilitando a compreensão.

 

 
 
 
 
Comente com o facebook