Visite nossa
loja virtual
 
 

A inspiração do jovem católico está na Palavra de Deus!

11.Janeiro.2019
 

A Igreja tem o desafio diário de atrair os jovens até ela. Hoje, com tantas distrações oferecidas pelo mundo, fica ainda mais difícil esse trabalho de evangelização, mas nunca impossível.

Os primeiros a ajudar nessa missão são os próprios jovens que participam ativamente da vida da Igreja. Esses podem, por meio do exemplo e da identificação com os demais, contribuir muito para que os outros venham a conhecê-la ou se reaproximar dela em alguns casos.

O que é fundamental para esses jovens que já atuam na Igreja se manterem fortalecidos na fé, na missão e engajados com a obra de Deus é a leitura orante da Palavra. É realmente importante se conscientizar da necessidade do hábito da leitura da Bíblia e de como ela é o alimento do espírito. 

Dificuldades ao ler a Bíblia

Assim como para qualquer pessoa, a leitura, ao menos da liturgia diária, é essencial. No entanto, por outro lado, pode ser muito complicada para alguns. 

Você já teve a sensação de ler várias vezes o mesmo trecho e não entender nada, ou não absorver em nada a mensagem que Deus quer passar a você?

Então, a questão principal que envolve esse ponto é, em primeiro lugar, saber como ler a bíblia. Sim, há a forma correta de fazê-lo.

Pedir a unção do Espírito Santo é o primeiro passo, rezar a oração para clamá-lo pedindo entendimento e sabedoria na leitura a se realizar.

Em segundo lugar, fazer anotações e marcações nas partes que mais lhe chamarem a atenção ao longo do texto faz toda a diferença na hora da interpretação. Além disso, dessa forma é possível fazer identificações específicas como as das promessas de Deus, Suas leis, entre outras importantes a serem observadas sempre que surgem.

E terceiro, tenha em mãos uma bíblia com versão de tradução clara e de fácil interpretação, como por exemplo as da Editora Ave-Maria.


Palavra que nutre

A própria bíblia sagrada é Palavra inspirada, por meio dela Deus se revela aos homens. 

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica:

131. “É tão grande o poder e a eficácia contidos na Palavra de Deus, que ela constitui sustentáculo e vigor para a Igreja, e, para seus filhos, firmeza da fé, alimento da alma, pura e perene fonte da vida espiritual” [...].

132. “Que o estudo da Sagrada Escritura seja, portanto, como que a alma da sagrada teologia. Da mesma palavra da Sagrada Escritura também se nutre salutarmente e santamente floresce o ministério da palavra, a saber, a pregação pastoral, a catequese e toda a instrução cristã, na qual deve ocupar lugar de destaque a homilia litúrgica”. 

133. A Igreja “exorta com veemência e de modo peculiar todos os fiéis cristãos… a que, pela frequente leitura das divinas Escrituras, aprendam ‘o conhecimento do Cristo Jesus’ (Fl 3,8). ‘Com efeito, ignorar as Escrituras é ignorar Cristo\'”. 

De fato, como o próprio catecismo da Igreja Católica afirma, a Palavra faz parte do que sustenta a Igreja e a fé católica.

É, no entanto, preciso fé para que a lendo produza frutos e inspire nos momentos de oração por meio da unção do Espírito Santo. Nos grupos de jovens, nos encontros, no dia a dia, sem o alimento da Palavra não tem como se falar de Deus e da Igreja, é ela a base para qualquer ato de evangelização.

Jovens inspirados e guiados pela Palavra chegam ainda mais longe, pois possuem o entendimento necessário para se utilizar dela para falar de Deus. Buscar incessantemente essa inspiração na Palavra, o verdadeiro entendimento, a escuta a Deus é realmente buscar a santidade, a qual todos somos chamados e, além disso, auxiliar o outro nessa busca também, ensinando, sendo modelo em Cristo e se espelhando na Virgem Maria.

A Bíblia Católica do Jovem, da editora Ave-Maria, por exemplo, surgiu com a proposta de facilitar ainda mais a inspiração dos jovens católicos por meio da Palavra. Nela é possível conferir cada passagem já com uma meditação ao lado, além disso, ela possui uma linguagem atual e possibilidade de espaços para anotações. Apresenta o contexto histórico de cada trecho, o que complementa o entendimento, trazendo a luz de uma visão completa dos fatos relatados. Contem mais de 70 introduções, 850 comentários, 250 ilustrações e muito mais para o jovem viver a Palavra de Deus.


Que os jovens católicos continuem a buscar inspirações na bíblia sagrada a fim de fortalecer sua fé e bem utilizá-la como base na busca da conversão de ainda muitos outros corações, pois, como o próprio Papa Francisco costuma dizer: “jovens, vocês são a esperança da Igreja”.
 


 
 
 
 
Comente com o facebook