Visite nossa
loja virtual
 
 

A importância de participar de um retiro católico

15.Abril.2020
 

Retiros espirituais católicos têm se tornado cada vez mais frequentes, principalmente em tempos tão conturbados, onde o tempo se tornou escasso em nosso dia a dia e, é cada vez maior a necessidade de conexão espiritual com Deus. Geralmente, os retiros católicos são organizados em locais mais afastados dos centros urbanos, para que os participantes se desliguem das suas rotinas e se concentrem apenas em sua espiritualidade e proximidade com Deus.

O que é um retiro?


Os retiros católicos consistem no silêncio e isolamento do mundo como um todo, abstendo-se de televisão, de sons, do trânsito e até mesmo de pessoas, e esse "resguardo" faz parte das características mais marcantes dos retiros. 

É o momento em que as pessoas se desligam do seu dia a dia, muitas vezes, turbulentos, e se permitem refletir sobre a vida, descansar, entrar em harmonia com a natureza, com Deus, e recarregar as energias.

Um exemplo de Jesus


O Evangelho relata que, antes de tomar decisões ou realizar atos importantes, Jesus se retirava do ambiente e ia de encontro com a natureza, onde passava longos períodos em silêncio e oração. 

“…naqueles dias, subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos” (Lc, 6, 12-13).

O retiro católico tem, por objetivo, fazer com que os participantes vivam uma experiência particular do amor e da misericórdia paternal de Deus. 

Os benefícios de vivenciar um retiro


Dentre os benefícios de um retiro católico, é importante ressaltar o autoconhecimento como uma das coisas mais belas, uma tentativa de se reconectar à espiritualidade presente em tudo. 

É um momento para fortalecer a fé e entender sua plenitude, refletir sobre si mesmo, dedicar um tempo especial só seu e de Deus, perceber a importância da família e das verdadeiras amizades, renovar a vida cristã em oração e espiritualidade.

Experiências valiosas


Geralmente, os retiros acontecem com a duração de um fim de semana, três dias ou, até mesmo, estendido para uma semana. Ao longo desses dias especiais, há muitas atividades valiosas que visam fortalecer a fé de quem participa. Confira, a seguir, algumas delas.

#1 Dinâmicas e gincanas 

Retiros espirituais não precisam necessariamente ser algo monótono e cansativo. Por isso, as dinâmicas de grupos e gincanas estão sempre na programação. Elas alegram e movimentam os participantes e estimulam o trabalho em equipe, visando o companheirismo e instigando a amizade com o próximo.

Na maioria das vezes, as dinâmicas possibilitam que os participantes vivenciem situações hipotéticas do seu cotidiano com o objetivo de lidar com as adversidades da vida. Gincanas também podem ensinar muito sobre ganhar e perder, o respeito ao próximo, valores como a amizade, a compaixão, entre outros.

#2 Palestras

Palestras bem elaboradas, cujos temas sejam de interesse da comunidade religiosa, sempre estão presentes e são uma ótima ideia. Elas costumam abordar estudos bíblicos, técnicas de meditação, poder da oração, e nos faz refletir.

As palestras sempre agregam valor à vida das pessoas, ensinando a lidar com as próprias emoções, seus relacionamentos e os desafios do dia a dia. Por isso, elas também são momentos presentes e fundamentais dentro de um retiro. 

Geralmente, essas palestras são ministradas pelos próprios líderes religiosos, e abordam temas de interesse da comunidade religiosa, tais como estudos bíblicos, técnicas de meditação, poder da oração etc.

#3 Grupos de estudos e de atividades 

A Bíblia, o livro base de todos os retiros católicos, reúne material extensivo para aplicação de cursos, gerando inúmeros ensinamentos e reflexões.

Os grupos de estudo transformam os retiros não só em momentos de relaxamento e descanso, mas, também, em oportunidades de aprendizado e de ensinamento para a vida.

Tipos de retiro


Entre muitos formatos de retiros espirituais, existem alguns "específicos", que são válidos ressaltar:

Para casais: nele, busca-se a ajuda espiritual para resolver conflitos, fortalecer a união e aprofundar o relacionamento;

Para jovens: são proporcionados apoio e discernimento espiritual por meio do convívio com outros jovens, dinâmicas, cultos, cursos etc;

Temáticos: realizados em épocas específicas do ano, como Semana Santa, Carnaval, Quaresma e Ano Novo.

O fato é que os retiros são essenciais para o autoconhecimento, para respirar em meio a um mundo caótico e tenso, renovando a fé e aproximando-se de Cristo.

Se você ainda não conhece e não teve oportunidade de participar e conhecer a magia dos retiros católicos, está mais que na hora de embarcar nessa aventura, não acha?

 
 
 
 
Comente com o facebook