Visite nossa
loja virtual
 
 

Caminhar com São José para o nascimento do Menino Jesus

05.Dezembro.2018
 

São José é pai, patriarca, protetor da Igreja, aquele que cuidou da Sagrada Família. É o santo que, de acordo com os Papas, depois da virgem Maria, é o maior de todos os santos. 

A teologia acerca de São José é extensa, para compreendê-la é necessário muito aprofundamento literário e formação no que chamamos de Josefologia (Teologia de São José). O que ganha destaque na vida de São José é justamente seu papel na vinda do Salvador ao mundo.

É preciso reconhecer que não foi apenas Nossa Senhora que deu o "sim" e a confiança para os planos de Deus, mas também São José. Ele foi o escolhido por Deus para ser o protetor da família de Nazaré. E, apesar de todas as dificuldades colocadas à sua frente, ele assumiu esse “sim” ao projeto de Deus. Abandonou os seus próprios sonhos para assumir os sonhos do Criador. 

Devido sua tamanha competência na missão de cuidar de Jesus e de Maria, a Igreja proclamou José patrono das famílias, para que, com sua intercessão constante, ele possa também velar, cuidar e proteger cada família que se entrega à sua confiança. 

As Sagradas Escrituras falam minimamente de São José e de sua missão. Nos Evangelhos, ele não pronuncia nenhuma palavra; por isso, é tão importante fazer reflexões sobre todo o mistério que ele abraçava. Para poder, então, enxergá-lo como um homem simples, justo e que, estando sob o Mistério da Encarnação, não tinha plena ciência de tudo que estava acontecendo. 

# Preparação

São José não imaginava sua vida tomar os rumos que tomou. Não imaginava ter seus planos trocados pelos de Deus. Caminhava na retidão, de forma honesta e simples. Foi prometido em casamento à Maria entre tantos outros pretendentes, mas foi o escolhido, não por obra humana, mas desde o início já por obra divina.

Maria, jovem doce e singela, era muito amada por José. E, por esse amor, ele preparava a casa e o casamento com bastante alegria, queria acolhê-la como mulher de forma digna. Fazia visitas a ela, mas em uma dessas foi surpreendido com a notícia de que ela estava grávida, que um anjo havia aparecido a ela e lhe anunciou que seria mãe do filho de Deus.

# O "sim" de São José

Com a notícia de Maria, São José ficou abalado, pensou em rejeitá-la secretamente e não difamá-la, para protegê-la de apedrejamento até a morte por adultério, que era o que pregavam as leis da época. José mesmo não entendendo o que estava acontecendo e se sentindo muito triste e traído pensou em agir assim, isso porque não deixou de amar Maria.

Foi necessário que o Senhor lhe enviasse também um anjo para que ele compreendesse o que estava acontecendo e acolhesse os planos de Deus.

"José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados" (Mt 1, 20-21).

Então, José foi ao encontro de Maria e pediu perdão, aceitou sua missão e protegeu a ela e a Jesus.

E foi assim desde aquele momento, incluindo os desafios de fugir de Nazaré rumo a Belém para continuar cuidando da sua família, a Sagrada Família. Afinal, ficar ali seria arriscado demais, visto que havia ameaças às crianças com menos de dois anos, que deveriam ser mortas. 

José acompanhou a vida toda de Jesus, lhe ensinou o ofício de carpinteiro, ensinou a cuidar da terra, das plantas e dos animais. Como pai adotivo, lhe apresentou o mundo e passou os reais valores da vida, da ética e da moral, mesmo sabendo que aquela criança era o verdadeiro Filho de Deus. Nem por isso abdicou de sua obrigação como pai.

# Neste Natal

É preciso ver São José como exemplo, de humildade, de fidelidade, de honra entre tantos outros. Caminhar como ele caminhou rumo ao Natal é essencial para bem receber Jesus no seu nascimento dentro de cada casa e cada família. 

Por meio de José aprendemos o sentido da união da família, da proteção acima de tudo e da confiança em Deus, mesmo nos momentos em que não é possível entender seus planos. É comum as pessoas em situações de dificuldade questionarem a Deus, mas por outro lado, assim como José, é preciso ter sabedoria de aceitar seus desígnios. Por mais absurdos que pareçam à nossa mente humana tão limitada. 

Caminhar com José é orar a ele, pedindo sua proteção assim como foi concedida à Maria e a Jesus. É saber ser obediente no silêncio e esperar na obscuridade, firme na fé. Trabalhar com honestidade e dedicação sem limites. E, por fim, acolher a vontade do Pai de florescer onde ela quiser.

Sigamos o exemplo de José para bem nos prepararmos para o Natal que se aproxima. Rogai por nós, São José!

Gostou desse blogpost?

Para conhecer melhor a vida de São José, a Editora Ave-Maria lançou o livro 3 Meses Com São José - Em Oração Pela Minha Família. Nele, o Padre Luís Erlin nos convida a mergulhar na vida e espiritualidade de José, através de 3 meses de profunda oração guiada por seu coração castíssimo para acompanhar os relatos de angústias, alegrias e esperanças do patrono da Igreja Católica. A obra se reflete como um guia espiritual, que o levará a percorrer o mesmo caminho do Santo. Veja aqui!

 
 
 
 
Comente com o facebook