Visite nossa
loja virtual
 
 

JMJ 2019: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” - As atitudes de Nossa Senhora

04.Janeiro.2019
 

A Jornada Mundial da Juventude se aproxima, festa em que jovens do mundo inteiro se reúnem em oração junto ao Papa para pedir por um mundo melhor. Ao longo dos dias de encontro são realizados momentos intensos de aprofundamento espiritual, formação, partilha e confraternização; todos permeados por um tema especial definido ao respectivo ano, que é diferente a cada edição. 

Como começou...

O evento mundial surgiu em 1985 a partir de um decreto do Papa João Paulo II que, no ano anterior, num Domingo de Ramos, promoveu um encontro com os jovens na praça São Pedro e se surpreendeu com a resposta ao convite: foram mais de 300 mil jovens ao seu encontro na ocasião. O Papa aproveitou e escreveu uma carta especial a esses jovens na época.

Todo esse movimento fez com que o pontífice anunciasse, em 1985, a instituição da Jornada Mundial da Juventude, dando início a ela em 1986, que foi declarado pela ONU como o Ano Internacional da Juventude.

Ou seja, São João Paulo II atendeu o chamado do povo, dos jovens, sua sede de Deus e da Igreja e, ungido pelo Espírito Santo, assumiu mais essa missão: a Jornada Mundial da Juventude.

Desde então, a cada dois ou três anos, os jovens e o Papa se encontram em algum lugar do mundo para promover a aproximação entre si e a Igreja, a fim de fortalecê-los na fé, orientá-los, abraçá-los e impulsioná-los à missão dada por Cristo de espalhar o Evangelho.

A JMJ 2019 e as atitudes de Nossa Senhora

Em 2019, o tema escolhido para a Jornada Mundial da Juventude foi: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. O encontro será realizado na cidade do Panamá, no Panamá, entre os dias 22 e 27 de janeiro. A temática surge como reflexão sobre as atitudes de Maria, a fim de gerar ainda mais confiança em Deus por meio do exemplo mariano. 

O objetivo é apresentar como é importante se espelhar nas atitudes de Nossa Senhora em aceitar os desígnios e o chamado de Deus, e permitir que se faça a Sua vontade, assim como ela o fez através de seu sim, sua humildade e obediência. A JMJ ensina que é preciso acolher essa vontade do Senhor, obedecer e atender Seu chamado à santidade, pois é por meio dela que se pode chegar ao céu, à vida eterna.

Maria, exemplo de santidade

Assim como em edições recentes da JMJ, a conotação mariana se mantém forte e presente no tema da edição 2019. Afinal, qual maior exemplo de santidade que não o da Virgem Maria? 

Maria é colocada como modelo a ser seguido não só na JMJ, mas sempre, pois ela é, de fato, exemplo para toda a Igreja. 


Na mensagem do Encontro com os voluntários da JMJ e com o comitê organizador e benfeitores, em Cracóvia, no dia 31 de julho de 2016, destacamos, Papa Francisco ilustrava as atitudes da Mãe de Jesus, indicando-a como modelo a imitar. Falando depois, espontaneamente, o Santo Padre convidou os jovens a ter memória do passado, ter coragem no presente e ter/ser esperança para o futuro.

O Papa ainda complementou aos jovens na mensagem em vídeo durante a Vigília Mariana Internacional no Santuário de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, Itália, em preparação ao Sínodo dos Bispos 2018 que: “Não tenham medo de ser santos, sob o exemplo de Maria, de São Gabriel e de todos os Santos, que os precederam e lhes indicaram o caminho”.

Chegar ao Filho por meio da Mãe

Nossa Senhora não é qualquer mulher, ela foi escolhida por Deus. E como escolhida foi agraciada em receber de Deus a onipotência suplicante. Ou seja, tudo aquilo que não está ao nosso alcance, está ao dela, ela que tem acesso direto ao coração do Pai. Ela é a nossa grande intercessora, assim como na passagem das Bodas de Caná:

Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: ‘Eles já não têm vinho’. Respondeu-lhe Jesus: ‘Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou’. Disse, então, sua mãe aos serventes: ‘Fazei o que ele vos disser’” (João 2, 1- 5).


Nesta passagem, Maria intercedeu pelo casal, pediu a Jesus ajuda e ele atendeu mesmo sem ser “a hora dele”. Isso mostra como a figura de Maria é forte, e como, além de seguir seu exemplo, devemos confiar nela e em sua intercessão junto a Deus. Ela se permitiu ser usada por Deus para a Sua grande obra, bem como nos ensina que nos aproximando dela estamos ainda mais próximos de Jesus.

Maria é exemplo e caminho para o Pai. 

Que as atitudes de Nossa Senhora possam guiar-nos, e especialmente os jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude, pelo exemplo e no caminho do Senhor sempre. Que o Papa e a Igreja continuem a incentivar os jovens e a todos a seguirem o modelo dela, a fim de que, imitando suas atitudes, possamos edificar nossa fé rumo à vida eterna.

Gostou deste conteúdo? 

Que tal aproveitar e conferir as obras da Editora Ave-Maria desenvolvidas especialmente sobre a Mãe de Deus?





Adquira esses e muitos outros em www.avemaria.com.br

Na bagagem do peregrino da JMJ, não pode faltar a bíblia do jovem católico, não é mesmo? Acesse o nosso site e confira!


 
 
 
 
Comente com o facebook