Visite nossa
loja virtual
 
 

Educando crianças alicerçadas em valores

05.Outubro.2018
 

É por meio do exemplo que se ensinam os valores e a educação cristã. Na Igreja, aprendemos que isso começa em casa, junto à família, pela Palavra de Deus sendo compartilhada pelos pais. Afinal, eles são a primeira referência na vida de uma criança.

Já dizia São Paulo: "a fé entra pelo ouvido", então, quando os pais abraçam essa missão designada a eles no dia do matrimônio, de educar seus filhos na fé católica, os valores, consequentemente, passam a ser fundamentados também nessa mesma doutrina.

Os valores e a educação cristã se misturam nesse âmbito e se tornam, de forma geral e simplista, uma coisa só. Então, é preciso, primeiro, a partir da missão dos pais, falar de Deus para os filhos e agir conforme o que é falado, educando pelas palavras e pelo exemplo. Além de, claro, batizar a criança e levá-la sempre à igreja para alimentar nela o gosto pelas coisas de Deus.


Quando os pais ensinam desde cedo, por exemplo, a importância da oração, o amor por Nossa Senhora, quais são os 7 sacramentos, os 10 mandamentos, entre outros valores, aos poucos o conhecimento da criança vai sendo fortalecido, para que aprofunde sua fé a partir da confiança que tem nos próprios pais. 
Por isso, a importância de ser um bom pai. Os pais da terra são a primeira referência que os filhos têm de como é o pai do céu. Humilhar ou maltratar os filhos em nada ajuda para a educação deles, pelo contrário, os distancia. É preciso ensinar e educar com amor.

A PRESENÇA DOS PAIS

Esse ponto é extremamente importante para a formação das crianças. Muitas famílias se rompem ao longo do caminho, filhos se distanciam do seio familiar e, infelizmente, este processo de desestruturação começa na falta de resiliência para lidar com os problemas do dia a dia, na falta de oração, de fé e de perseverança em Deus dentro de casa. Muitas vezes, por problemas que os pais trazem também dos respectivos pais e, assim, de geração em geração, torna-se um ciclo vicioso.


É preciso romper com essa fragilização para restaurar as famílias. Recomeçar. E apenas em Deus e na Igreja isso é possível. Esta é uma missão do casal: levar os filhos para a igreja, estar presente na vida deles e não apenas dar presentes. O presente não substitui a presença.

Se um pai tenta suprir sua ausência com presentes, ele mesmo está desvalorizando seu papel, terceirizando seu valor para um presente e, consequentemente, perdendo autoridade dentro de casa. 

É preciso ter presença física, destinar tempo, passar valores na forma como se lida com pequenas situações do dia a dia. São essas pequenas atitudes que formam o caráter da criança. Se ela não tem um exemplo dentro de casa, pela ausência dos pais, ela passará a buscar essas referências na rua. E isso é muito perigoso. Os pais perdem a moral, o respeito e a escuta de seus filhos por conta da ausência. 

O BOM USO DO TEMPO

A partir da conscientização de que ser presente é essencial para transmitir valores para as crianças, na sequência deve-se conscientizar-se também do que fazer com esse tempo ao lado dos filhos e se organizar para aproveitar bem esse tempo também é muito importante.


Estabelecendo rotinas fica mais fácil educar e criar um vínculo de confiança entre pais e filhos. Por exemplo, se todos os dias, durante as refeições, forem feitos agradecimentos ou se, quando a criança for para a cama dormir, os pais se dispuserem a rezar com ela, já estarão contribuindo para a sua educação na fé. Esses momentos tornam-se especiais por serem realizados em família.

A criança terá sempre a certeza da presença dos pais naquela mesma hora e um espaço para aprender sobre a religião, sobre a vida de Jesus e sobre a amizade com Deus. Essa segurança faz toda a diferença no processo de confiança dos filhos nos pais. 

ENSINANDO A REZAR

Nessa hora, que passará a ser chamada automaticamente e carinhosamente como "hora de rezar", você, como pai e/ou como mãe, precisa conduzir a oração, ensinar a rezar, ler a bíblia...

Crie, de forma cronológica, uma sequência, como, por exemplo: primeiro o Sinal da Cruz, depois uma 'conversa com Deus' fazendo, em primeiro lugar, agradecimentos, reflexões para pedidos de perdão, alguma prece importante de proteção a Jesus e à Nossa Senhora e, em seguida, as orações (Ave-Maria, Pai Nosso, Creio e oração do Anjo da Guarda). Para encerrar o momento, você pode ensinar alguma canção católica tradicional infantil. 

Outra opção é ler a bíblia para a criança, você pode intercalar os dias ou adequar esse modelo conforme a rotina da família, da maneira que considerar melhor. Em um dia orações e no outro a meditação da Palavra. Fazer mais orações ou menos, rezar o terço, fazer só a meditação; isso depende do tempo que você destinará a esse momento junto à criança, mas nunca deixe de reservar algum diariamente. 


Para ajudar nessa catequese familiar, há bíblias em versão infantil. São verdadeiros clássicos da literatura universal, com lindas ilustrações e uma tradução ainda mais simplificada, justamente com foco na compreensão e fixação da atenção da criança. Isso colabora muito para a apreciação, de modo mais especial, por elas. Faz toda a diferença para manter o interesse e a curiosidade das crianças, de modo que elas possam ter ainda mais autonomia em outros momentos para interpretar a Palavra de Deus. 

 Livro "A Bíblia Infantil" | Editora Ave-Maria

Dê exemplo, fale do Senhor em todos os momentos, vá à missa dominical em família, eduque na fé, esteja por perto e, dessa forma, transmita os valores cristãos às crianças. 

“{...} E como crerão naquele de quem não ouviram falar? 
E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?” (Rom 10,14). 

Que tal conferir a Bíblia Infantil da Editora Ave-Maria e começar a praticar a meditação da Palavra com suas crianças? Clique aqui e veja este e muitos outros produtos. 

Aproveite o Dia das Crianças e presenteie uma criança com a Palavra de Deus de um jeitinho especialmente desenvolvido para ela.

 
 
 
 
Comente com o facebook