Visite nossa
loja virtual
 
 

A importância da leitura na vida do cristão

14.Novembro.2018
 

Ler é uma graça da qual todos nós deveríamos saber aproveitar sempre mais. De modo geral, por meio do privilégio da leitura é possível conhecer novos mundos, ampliar horizontes e vocabulário, se aprofundar, mergulhar na imaginação e no conhecimento, contribuir para a formação humana e meditar

Mesmo com a tecnologia e tanto conteúdo apresentado de forma digital, os livros não perderam espaço no mundo. Pelo contrário, surgiram os kindles, que facilitam a vida de quem gosta de ler livros em qualquer lugar, mas não quer carregá-los fisicamente por conta do peso. Até a tela do kindle tem uma iluminação fosca e diferenciada para se assemelhar à folha do livro e não cansar a vista, mas o gosto pelo livro na mão, seu cheiro e textura, ainda assim não foram perdidos ou substituídos!

De qualquer forma, mais importante que o formato em que se lê, é o que se lê, para que se lê e como se lê.

# Conteúdo que faz a diferença

Ler por ler não acrescenta, já percebeu isso? É preciso ter contato com conteúdos realmente relevantes para a edificação e o crescimento. Buscar livros que aprofundem o conhecimento na religião católica é uma excelente forma de aprimorar seu poder de argumentação, de entender as infinitas informações que se tem sobre tudo que envolve a Igreja e a religião católica em geral.

Quando conhecemos melhor, passamos a ter mais propriedade para falar e explicar às pessoas coisas que, muitas vezes, até então, elas desconhecem, além de poder indicar conteúdos e conversar sobre temas importantes. Enfim, tudo isso fica mais fácil quando você tem conhecimento. Então, é preciso buscá-lo!

Se você tem dúvidas quanto a quais os livros mais indicados para compreender melhor determinado assunto, peça orientação a alguém que seja referência religiosa para você, um padre, um catequista... Pesquise, procure pelos best sellers nos próprios sites das editoras ou livrarias católicas. Troque ideias com os colegas do grupo de oração ou acompanhe os influenciadores digitais católicos, que muitas vezes indicam conteúdos bacanas. Com essas referências fica mais fácil ser assertivo e ler conteúdo de qualidade, escrito por autores reconhecidos pela Igreja e distribuídos por editoras de confiança.

Livro "9 Meses com Maria - Novena da Anunciação ao Nascimento de Jesus" 
Escrito por Pe. Luís Erlin, na lista dos mais vendidos da Editora Ave-Maria

# Aprofundamento e evangelização

Os objetivos da leitura devem ser muito claros, pois o livro pode ser um instrumento excelente para apoiar na evolução espiritual e intelectual, mas quando lemos sem um objetivo específico, apenas pela descontração, é necessário muito cuidado. Tudo com o que temos contato na vida, principalmente ideias, mesmo que disfarçadas de contos, permanece em nós, deixa alguma marca, alguma memória que pode não ser construtiva. Sem ter bases sólidas do que se busca, fazer uma leitura apenas pela curiosidade, pode não contribuir para a edificação de uma formação concreta e vigorosa. 

Essa seletividade de acordo com um objetivo claro é muito importante, e este acaba sendo, na maioria das vezes, na vida do cristão leitor, o aprofundamento e/ou a evangelização. Ambos representam princípios básicos que todo católico deveria seguir: aprofundar-se sem limites e evangelizar a partir de seu conhecimento. 

A Igreja nos ensina que devemos seguir na missão da evangelização todo tempo, buscando no conhecimento a partir da própria Palavra e da literatura religiosa para falar com propriedade e ajudar a salvar mais almas para o Reino dos Céus.

“O Evangelho não pode ser fechado e sigilado, porque o amor de Deus é dinâmico 
e deve chegar a todos. Para anunciar é preciso ir com confiança, sair de si mesmos, 
livres de qualquer tentação de comodismo. Com o Batismo, Jesus conferiu a 
cada um de nós o poder de anunciar. Eis a identidade do cristão!”
Papa Francisco durante homilia em sua Visita Pastoral a Gênova | Mai-2017

 
Livro "Deus não se cansa de perdoar!" - Editora Ave-Maria | 
Escrito pelo Papa Francisco 


# Espiritualidade para entendimento

Quando se leem conteúdos católicos, é necessária uma dedicação que vai muito além da compreensão humana, é necessário ler pelos "olhos de Deus". 

Sim, ter esse olhar não é fácil, afinal, é preciso muito mais do que boa vontade para tê-lo, é preciso unção. Esta que vem através do clamor ao Espírito Santo, principalmente e essencialmente para a leitura bíblica, mas bem importante também para ter a sabedoria divina nos guiando em outras leituras religiosas não bíblicas. 

A presença do Espírito Santo é que nos traz essa sabedoria, é por Ele que adquirimos esse dom tão essencial para uma boa leitura com a compreensão feita com "olhos de Deus". 

É muito comum ouvir pessoas dizerem que não leem a Bíblia pelo fato de não a conseguirem compreender, pela difícil interpretação das palavras utilizadas, mas o fato é que, para ler a Palavra é necessário se preparar antes, pedir essa unção do Espírito Santo, o dom da sabedoria e fazer orações prévias (essas que em muitas Bíblias, como nas da Editora Ave-Maria, por exemplo, estão contidas nas últimas páginas. Se você nunca viu, confira! "Oração antes de ler a Bíblia"), justamente porque a leitura humana não nos traz a interpretação divina da qual nós, seres humanos, temos sede. 

Apenas passar os olhos em alguma carta/passagem/evangelho pode não te trazer nenhuma mensagem de Deus se você não se preparar espiritualmente antes. Por isso é tão importante todo esse processo, para a plena compreensão do que Deus tem a dizer, mas ler a Palavra, seja em ordem cronológica, seja a abrindo em uma página aleatoriamente, é essencial para a vida de todo católico. É através da Bíblia que Deus fala conosco.


Bíblia Sagrada edição de estudos da Editora Ave-Maria | Essa versão tem o diferencial de trazer notas 
explicativas aprofundadas, atualizadas e de grande rigor exegético, além de referências bíblicas 
paralelas e um abundante índice doutrinal, que facilitam o entendimento da Palavra.


Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Editora Ave-Maria e buscando leituras edificantes sobre a religião e a Igreja Católica. Evangelize. 

Para adquirir esses e ainda muitos outros livros que te apoiem nessa construção, acesse www.avemaria.com.br e confira as edições.

 
 
 
 
Comente com o facebook