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O Instagram como ferramenta de venda para lojas e livrarias católicas

10.Março.2021
 

Que o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas, todos nós sabemos, mas sabia que você pode usá-lo como ferramenta de venda para sua loja ou livraria católica? 

Antes de tudo, você precisa ter uma conta comercial para aproveitar todos os recursos e vantagens dessa opção, para que você possa criar anúncios, acompanhar métricas, ter informações sobre o público e muito mais. 

Ficou interessado(a) no assunto? Acompanhe o conteúdo e veja como aproveitar melhor os recursos dessa mídia social!


#1. O feed pode ser uma extensão da vitrine da sua loja

Você pode utilizar o feed como uma vitrine virtual da sua loja. Publique os produtos que estão precisando de maior divulgação, as novidades e os itens mais vendidos. Faça experimentos em relação ao formato de conteúdo mais aceito pelo seu público: fotos, carrossel e vídeos. 

Aqui é importante ter fotos excelentes, bonitas e com alta qualidade, lembrando de deixar o produto atraente, bem como a imagem de fundo. A legenda deve ser coesa ao produto apresentado, com informações ligadas aos benefícios e objetivos. Nunca se esqueça de sempre pensar no seu público, a voz a ser utilizada e a linguagem. 

Mais um detalhe muito importante: responda os comentários e mensagens o mais rápido possível e sempre com muita cortesia e gentileza. Sabemos que muitos não gostam de informar os valores dos produtos, mas saiba que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a marca/loja é obrigada a fornecer essa informação e não pode escondê-la com o clássico: "valores via direct", pois isso é crime! Sabemos que o engajamento aumentaria, mas trata-se de algo contra a Lei, por isso, esteja também sempre atento às diretrizes e políticas necessárias.   

#2. Explore os stories

Acredite, os stories são mais acompanhados do que o feed. De acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio Instagram, os stories das contas business têm até 30% mais visualizações que as postadas por perfis pessoais (contas com até 10 mil seguidores). 

Além disso, são um excelente meio de divulgar promoções, descontos e novidades, pelo fato de ser um tipo de conteúdo efêmero, recente e que provoca imediatismo. Vale lembrar também, que esse recurso favorece (e muito) o engajamento, e isso se deve ao fato da utilização de recursos interativos: enquetes, perguntas, gifs, transmissões ao vivo, entre outros. 

É uma ferramenta de alto alcance e que permite a inserção de links! Insira o seu site ou a página específica do produto e atraia pessoas para ela. Basta o usuário deslizar o dedo e será remetido para a página que você quiser. Mas antes, confira se você tem o número mínimo de 10.000 seguidores para realizar essa ação, caso contrário ela não será possível. 

Você também pode colocar anúncios pagos nos stories. Eles aparecerão entre o fim do story de uma pessoa e o começo da outra. Digamos que não tem como o usuário não ver!

 #3. O Instagram Shopping: sua loja no Instagram


Você já viu aquele ícone da "sacolinha" em alguma imagem no Instagram? Então, é o recurso da plataforma para vendas, e o melhor, essas compras podem ser feitas dentro da ferramenta, sem precisar sair dela para isso. 

Fique atento aos requisitos para criar o seu Instagram Shopping
Produto elegível pela plataforma;
Estar na lista de mercados suportados pela ferramenta;
Ter um produto elegível pela plataforma;
Possuir uma conta comercial;
Ter um site a partir do qual fará as vendas;

Anotou? Não deixe de conferir essa opção e começar a usar esse recurso para facilitar e agilizar o processo de compra dos seus clientes!

#4. Anúncio pago para divulgar com mais eficácia

Os anúncios pagos são uma ótima forma de aumentar o alcance das suas publicações, mas é preciso entender que há duas formas e elas são para objetivos. Entretanto, muitas pessoas não sabem disso e acabam se confundindo. 

A opção de impulsionar garante um melhor alcance para o post escolhido. Entretanto, você não consegue fazer uma segmentação mais específica, ao contrário do uso do Gerenciador de Anúncios, que é o mais indicado, pois você trabalha com objetivos de campanha e os resultados de conversão são melhores. 

Lembrando que, para fazer anúncios pagos (independentemente de impulsionar ou criar uma campanha) é preciso ter uma página no Facebook. Para a opção de campanha, será necessário usar o  Gestor de Anúncios. É aqui que tem um detalhe muito importante: você precisa conhecer muito bem o seu público e ter em mente qual o seu objetivo. Se tiver dúvidas sobre como investir melhor o seu orçamento, contrate um profissional especializado. 

Dica especial: se o seu negócio ainda é pequeno, há algumas ferramentas gratuitas do Facebook que podem te ajudar a interagir com o seus clientes. Descubra clicando aqui!

#5. Conteúdo de qualidade para atrair e engajar

Por ser uma rede social, não podemos simplesmente tornar a nossa conta uma extensão da loja física ou e-commerce. Por isso, gerar um conteúdo educativo e atrativo é importante para fidelizar seu público. Informe dicas, curiosidades, sugestões e o que mais se enquadrar no seu negócio. Vamos dar dois exemplos aqui:

Você tem uma livraria católica. Digamos que estamos em outubro, mês das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. Crie um post sugerindo dicas de presentes que edifiquem os pequeninos de forma divertida. Ex.: Confira aqui a linha de livros infantis da Ave-Maria!
No caso de Nossa Senhora Aparecida, recomende opções de leitura para realizar um devocional. 

Você tem uma loja de artigos religiosos e possui vários produtos de decoração. Dê dicas de como decorar a casa (usando os produtos da sua loja como exemplo), para os seguidores deixarem seus lares mais cheios de fé. 

Ao mesmo tempo que você está oferecendo um conteúdo relevante e útil para o seu público, você divulga os seus produtos?

Tenha um planejamento de conteúdo para realizar publicações periódicas, saber o que postar e ter maior controle do que já foi publicado.

Uma dica valiosa é estar atento aos produtos sazonais e saber a hora de oferecê-los e impulsionar sua divulgação. Veja como manter a estante da sua loja e o conteúdo das suas redes sociais atualizadas!


#6. Recorra aos influencers mais importantes: seus clientes


Por último, mas não menos importante, essa dica irá convergir as vendas físicas e on-line: peça para que o cliente marque a loja nos stories ou posts que fizer. Isso é uma excelente prova social. Mas para isso, é preciso que ele esteja satisfeito com todas as etapas da compra, tendo entusiasmo de indicar sua loja e seus produtos. 

É uma forma orgânica de impulsionar seu conteúdo e aumentar o seu alcance. Faça repost dos stories em que é marcado, agradecendo sempre ao cliente. 

Dica bônus: 

Use o recurso Instagram Insights, disponível para as contas comerciais. Nele, você encontra diversas informações que podem te ajudar a evoluir na comunicação da sua loja, tais como quais posts tiveram mais engajamento, maior alcance, qual horário o seu público acessa mais a rede, entre outros dados. 

Leve em consideração as informações para fazer os ajustes necessários, investir no que realmente dá retorno e transformar o Instagram na sua principal ferramenta on-line de apoio às vendas. 

Desejamos excelentes negócios e abençoados resultados no Instagram! 


 
 
 
 
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